ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cafeicultura africana não ganhou competitividade nos últimos anos

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 28/05/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Foto ilustrativa: Guilherme Gomes/ Café Editora
Foto ilustrativa: Guilherme Gomes/ Café Editora

Da redação

O Bureau de Inteligência Competitiva do Café, programa que busca oferecer informações relevantes para o setor cafeeiro nacional, divulgou em seu último Relatório uma análise entre a produção cafeeira Brasil x África.

O trabalho foi realizado pela equipe do projeto Campo Futuro, uma parceria entre a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e o Centro de Inteligência em Mercados. Os resultados apontam que a cafeicultura africana não ganhou competitividade nos últimos anos.

Segundo o relatório, a África produz grãos das duas principais espécies comerciais. No entanto, dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) mostram que, entre as safras 2004/2005 e 2013/2014, houve uma pequena redução no volume colhido de café robusta (0,89%), o que coloca o continente na contramão da tendência global de aumento na oferta deste tipo de grão. A produção de café arábica, por sua vez, mostrou um incremento de 29,72%. Estes dados podem indicar que as lavouras de robusta do continente não são tão competitivas quanto as do Vietnã e do Brasil.

Já considerando a oferta de ambas as espécies, no mesmo período, o crescimento da cafeicultura africana foi de 15,08%, com um volume de 15,48 milhões de sacas colhidas na safra 2013/2014. Destas, 6,38 milhões de sacas correspondem ao café robusta e 9,1 milhões ao café arábica.

Segundo dados do USDA, no período em questão, a produção mundial cresceu 25,44%, o que significa que a África perdeu participação no mercado global.
A produção brasileira, por outro lado, apresentou um crescimento consistente. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de 2005 a 2014, a produção nacional aumentou de 32,9 milhões de sacas para 45,3 milhões, alta de 37,65%. Considerando-se médias bienais, o aumento foi de 37,73 milhões (biênio 2005/2006) para 47,25 milhões (biênio 2013/2014), o que representa um ganho de 25,24%.

Os dados analisados demonstram que, para a década compreendida entre 2005 e 2014, a cafeicultura brasileira foi mais competitiva do que a cafeicultura africana. Até o momento, as diversas notícias de projetos para o desenvolvimento das lavouras daquele continente não se traduziram em ganhos reais de produção.

O relatório do Bureau, formado por uma equipe da Universidade Federal de Lavras (Ufla), aborda outros temas dentro de produção, mercado e cafeterias. Confira aqui o conteúdo do último relatório, que inclui informações sobre os cafés especiais em Londres.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures