ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café é vendido por R$1100 em rodada de negócios em Muzambinho

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 07/11/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

O Instituto Federal do Sul de Minas campus Muzambinho, realizou sua 2ª Rodada de Cafés Especiais, no último dia 5. Os trabalhos contaram com cafés de Muzambinho e de Cabo Verde, finalistas do concurso de qualidade de café 2016. O evento foi organizado por representantes do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, da Associação dos Produtores de Cafés Especiais de Cabo Verde (ASSPROCAFÉ), do Sindicato dos Produtores Rurais, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da EMATER - MG e da Prefeitura Municipal de Muzambinho.

Foto: IFSuldeminas campus Muzambinho
 

O café que obteve o maior lance foi o do produtor Lauro Antônio dos Reis, do município de Cabo Verde, que atingiu 85 pontos. O grão recebeu a oferta de R$1100,00 (mil e cem reais) da Cafeeira Grão Verde.

Foto: IFSuldeminas campus Muzambinho


Foram analisadas cerca de 30 amostras de cafés e a 2ª Rodada de Cafés Especiais contou com a participação de pessoas físicas e jurídicas como: Cafebras, Cafeeira Grão Verde, SMC Comercial e Exportadora, Stockler Comercial e Exportadora, Arábica Comércio e Serviços de café.

Seus representantes participaram de uma degustação na qual os cafés, separados por município, ainda eram classificados quanto à propriedade de origem, nome do produtor rural, total de sacas e tipos de processamento.

Foto: Arruda São Pedro
Produtores e representantes da cadeia produtiva estiveram acompanhando a rodada de negócios// Foto: Arruda São Pedro

Após a análise, os compradores fizeram ofertas que foram depositadas em uma urna. Esses lances foram lidos a todos produtores no final do evento e, em posse da oferta feita aos seus lotes, cada produtor teve a oportunidade de negociar a venda do seu produto.

Além da Rodada, no início foi apresentada a palestra “Prevenção de riscos no uso de máquinas agrícolas na cafeicultura”, pelo professor Geraldo Gomes de Oliveira Junior, que comentou sobre a segurança no trabalho e os riscos e deveres da produção. Também ministrou palestra, dessa vez sobre “Gestão e controles na cafeicultura, com foco na certificação de propriedades”, o extensionista Clóvis Piza.

Foto: Arruda São Pedro
Foto: Arruda São Pedro

O professor Cláudio Bachião ainda destacou que a Rodada de Cafés Especiais também é relevante para os estudantes que puderam participar, já que possibilita que eles aprendam “a importância que tem a qualidade do café. Aqui na escola, os alunos já tem acesso a todo processo de produção desde o plantio, processamento, manejo, até chegar no pós colheita. Aqui a gente vê, explicitamente, o efeito do manejo do produtor e do clima de cada região, na xícara. Assim o aluno vai sair um profissional preparado e entendendo de cada habilidade que ele precisa ter depois do seu curso”.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures