ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

70% dos cafeicultores afirmam não estar satisfeitos com colheita de 2015

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 05/11/2015

1 MIN DE LEITURA

1
0
Por Thais Fernandes

A safra 2015 foi marcada por problemas climáticos que afetaram a cultura do café no Brasil. Para entender a influência desses fatos em cada etapa da produção e, principalmente, o que o cafeicultor sentiu em campo, a Pesquisa CaféPoint Colheita Cafeeira Safra 2015 ouviu produtores de todo País. Com cerca de 500 respostas, o trabalho foi divulgado em setembro, durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte.

Foto: Bruno Lavoratto/ Café Editora
A diretora de Conteúdo da Café Editora, Mariana Proença, apresentou os resultados da Pesquisa Colheita Cafeeira Safra 2015, em Belo Horizonte (MG)

As etapas especial (que ocorreu na feira Expocafé 2015) e on-line, de 8 de julho a 8 de setembro de 2015, revelaram detalhes dos momentos decisivos da produção cafeeira nacional neste ano. “Tivemos problema de falta de chuva de dezembro a fevereiro, o que resultou na quebra da safra em 30% devido ao não crescimento e seca de chumbinhos”, apontou o produtor Ricardo Nunes Moreira, de Guaçuí (ES), em um dos depoimentos da Pesquisa.

A pouca incidência de chuva, segundo os produtores, afetou especificamente o tamanho dos grãos. “O clima influenciou no declínio da produtividade dos últimos anos e neste assusta produtores do Cerrado com a falta de peneira”, opinou Alessandro Guieiro, consultor técnico, administrativo e ambiental. A porcentagem de grãos mal formados na safra 2015, de acordo com 65% dos participantes da Pesquisa, foi entre 10 e 30%.

Na questão que buscou medir o nível de satisfação do produtor com a colheita deste ano, 70% deles responderam não estar satisfeitos com o resultado que vinham obtendo até então. “Safra de café miúdo, com no máximo 20% de peneira 17 acima, sendo necessários 620 litros de café cereja por saca”, explicou o produtor Domingos Ribeiro de Andrade, de Bom Sucesso (MG).

A pesquisa, que contou com o apoio da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), coletou dados sobre processos e técnicas utilizados pelos cafeicultores em todas as regiões do país, além de dar voz aos comentários a respeito da colheita para cada ano. Para saber mais sobre as condições de trabalho na lavoura neste ano, clima, mecanização, colheita e pós-colheita, clique aqui e confira os resultados completos da Pesquisa CaféPoint Colheita Cafeeira Safra 2015.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EDUARDO TOLENTINO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 20/11/2015

ATENÇÃO EXPORTADORES, minha região ( oeste de minas) produtora arábica, sempre na virada do ano, costume sempre foi do produtor estar com 40 a 50 % da safra guardada, hj nos produtores estamos com 10%, então vcs aguardem para uma falta de café, só para informar, visitei 23 produtores da região, posso dizer os mais importantes.

Está dado o recado!!

Abraço a todos

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures