ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

20 produtores têm seus cafés eleitos os melhores da região da Cooabriel

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 22/10/2015

1 MIN DE LEITURA

1
0
Por Thais Fernandes

Os 20 melhores cafés conilon da região da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel) foram revelados nesta quarta-feira (21/10). A cerimônia de encerramento do XII Concurso Conilon de Excelência Cooabriel entregou prêmios que somados chegaram ao valor equivalente a 160 sacas de café.

Na categoria Cereja Descascado a produtora Cristina Uliana Bastianello, do Sítio Chapadinha, ficou em primeiro lugar. Associada da filial de Nova Venécia, ela tem um lote de 58 sacas produzidas com secagem em secador de fogo indireto. Já o campeão da categoria Café Natural foi o produtor Ronan Herzog Silva, do Sítio Bela Vista. Ronan é associado da filial de Águia Branca e secou suas 24 sacas de café campeão em terreiro de pedra.

Os vinte finalistas do XII Concurso Conilon de Excelência Cooabriel recebem suas premiações

Durante o evento, que contou com a participação de Esthério Sebastião Colnago, OCB/ES - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo, houve a palestra do especialista em mercado e consultor da Maros Corretora, Marcus Magalhães. “O futuro é promissor com relação a preço. Não para daqui um mês ou dois, mas sim a longo prazo”, afirmou.

Frente a cafés que apresentaram melhor doçura e acidez mais equilibrada, segundo um dos provadores que avaliou os finalistas, os cereja descascados surpreenderam. “Nós temos que insistir. O que o conilon de qualidade atinge, muitas vezes um arábica de menor qualidade não consegue se aproximar”, avaliou Antônio Joaquim de Souza Neto, presidente da Cooabriel.

A importância de investir em qualidade, buscando desde o manejo adequado até os cuidados no preparo da bebida foi pontuada pelas autoridades presentes. Uma das figuras mais marcantes neste quesito e que tem, na região, a carinhosa alcunha de “pai do café conilon”, o Sr. Dário Martinelli recebeu seguidas homenagens in memorian ao longo de todo evento. A amostra que o produtor inscreveu no concurso, poucos meses antes de falecer, atingiu a 9ª colocação na categoria Cereja Descascado. Em sua memória a Cooperativa produziu, ainda, uma exposição com fotografias e objetos que remetem a história do cafeicultor. (Leia mais sobre a trajetória de Dário Marinelli, aqui).
 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUIZ AUGUSTO OLIVEIRA GONÇALVES

VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 22/10/2015

Gostaria de receber a relação de todos os participantes do evento, se possivel com endereços e telefones para eventuais contatos.

Mandar para o meu email: lao_goncalves@hotmail.com.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures