ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Três concursos em todo o país que valorizam a sustentabilidade

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 10/08/2015

1 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

O Certifica Minas Café, Programa de Certificação de Propriedades Cafeeiras do Governo de Minas, marca presença em três importantes concursos de qualidade de café em 2015. Veja a seleção feita pela Agência Minas sobre os concursos em que ter a certificação pode fazer a diferença:

O 12º Concurso Nacional Abic de Qualidade do Café, que será realizado neste ano, traz duas novidades: além da nota atribuída a cada café por provadores profissionais (analistas sensoriais) serão agregados dois novos critérios para ponderação na nota final. Serão consideradas as notas dadas por consumidores (não profissionais) em provas de degustação de café e as notas obtidas em critérios de sustentabilidade ambiental e social do processo produtivo.

Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Cruz, esses dois critérios terão um peso no cômputo final da nota que definirá os ganhadores. “Para obter a nota total no quesito sustentabilidade, os cafeicultores deverão apresentar o certificado emitido por um programa de certificação reconhecido, dentre os quais estará o selo de qualidade emitido pelo Certifica Minas Café. Esses dois critérios terão um peso no cômputo final da nota que definirá os ganhadores”, afirma.

Já a Nestlé realizará seu 1º Concurso Colheita Premiada, cujos ganhadores serão os fornecedores do produto para uma edição de café em cápsula. Eles serão comercializados em cerca de 65 países que consomem o café em cápsulas. Nesse Concurso, como condição para participação também foi exigida a vinculação do cafeicultor com um processo de certificação de reconhecimento no mercado. Dentre as certificações internacionais consideradas está o Certifica Minas Café.

Concurso Estadual de Qualidade
O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas, realizado pela Emater (MG), em sua 12ª edição anual, também estará valorizando a sustentabilidade ambiental e social do processo produtivo e premiará o melhor café, chamado “Destaque em Sustentabilidade”. O cafeicultor interessado em participar do concurso estadual pode procurar os escritórios da Emater (MG) para fazer sua inscrição. A entrega das amostras deve ser feita até o dia 8 de setembro.

Os produtores podem concorrer com o café tipo arábica nas categorias Café Natural e Café Cereja Descascado. Ao fazer a inscrição, o agricultor deve entregar as amostras do café e apresentar a documentação exigida: ficha de inscrição, além do termo de conhecimento e concordância com o regulamento do concurso. A participação é isenta de taxas ou qualquer ônus para os participantes. Mais informações, aqui.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures