ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Projeto para a restauração da Bacia do Córrego Feio é apresentado

PRODUÇÃO

EM 01/12/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Com a intenção de discutir oportunidades para a consolidação de um Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) na Bacia do Córrego Feio, em Patrocínio, Minas Gerais, o Consórcio Cerrado das Águas realizou um evento sobre Paisagens Produtivas Sustentáveis na região, na última segunda-feira (27), no auditório da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer). 

Foto: Divulgação
                                                 Foto: Divulgação

O Consórcio Cerrado das Águas é uma plataforma multissetorial que visa reunir atores de importantes cadeias produtivas no Cerrado, de forma que possam trabalhar juntos para a manutenção dos serviços ecossistêmicos dos quais dependem. O órgão, resultado de uma parceria em 2013 entre a Nespresso e a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), foca na manutenção dos recursos hídricos em sua área piloto: a Bacia do Córrego Feio, no município de Patrocínio (MG), principal produtor de café no Brasil.
De acordo com o Superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Juliano Tarabal, o Consórcio é um projeto de grande importância estratégica para a Região do Cerrado Mineiro, sendo uma das ações do Plano de Desenvolvimento, Sustentabilidade e Promoção da região, "se constituindo em uma plataforma colaborativa com foco na construção de paisagens produtivas sustentáveis e na produção de água, um recurso vital para o meio urbano e insumo essencial para a agricultura e atividades produtivas como um todo".

Segundo o Gerente de Projetos do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), entidade responsável pelo diagnóstico da bacia, está havendo uma construção do mapa do Córrego Feio, com uma análise de todas as propriedades que estão dentro da bacia, "para que no futuro os produtores que quiserem receber esse diagnóstico saibam quais as áreas eles podem recuperar e quais necessitam mais ou menos de recuperação", disse Eduardo Trevisan. 

O Consórcio vai, ainda, elaborar dois manuais: um de restauração do Cerrado (de recuperação de áreas degradadas) e outro de boas práticas para orientar os produtores e os técnicos da região de como eles podem atuar de maneira mais sustentável e garantir a maior oferta de água para o município de Patrocínio.

Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA)

Conforme a especialista em Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas, Consuelo Marra, o Consórcio Cerrado das Águas e as ações previstas para o
Córrego Feio estão em sintonia com o PSA, sendo possível a sua implantação. De acordo com ela, o produtor deve aderir voluntariamente ao programa e será remunerado pelos serviços ambientais que prestar e que serão pré-definidos pelo Consórcio. A forma de remunerar e os valores são estabelecidos em consonância pelo membros do Consórcio, com base em uma metodologia definida.

Para a Oficial de Projetos da União Internacional para a Conservação da Natureza, Anke Salzmann, o Consórcio é um projeto muito inovador, visto que hoje, no Brasil,  não existe nada com uma diversidade de atores tão grande lutando por um objetivo comum, que é manutenção e preservação do recurso hídrico: "o consórcio ainda está num estágio piloto, mas pode tomar proporções muito grandes e ser um modelo aplicado em outras regiões do mundo”, disse. 

De acordo com o gerente de cafés verdes da Nespresso no Brasil, Guilherme Amado, para o sucesso do projeto é necessário a participação de toda sociedade: "trabalhamos com esse piloto na bacia do Córrego Feio pois sabemos que os produtores que estão ali têm suas obrigações legais de reflorestamento e preservação, mas as pessoas que estão na cidade também têm que contribuir para que efetivamente o recurso água esteja disponível não apenas para os produtores, mas também para a cidade". 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures