ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Leitor comenta situação da lavoura no leste de MG

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/04/2010

1 MIN DE LEITURA

1
0
O leitor do CaféPoint Bruno José Alves, produtor de café de Caputira/MG, enviou um comentário ao artigo "Oferta mundial estreita dá suporte ao mercado de café", expondo qual atual situação das lavouras em sua região de produção. Abaixo leia a carta na íntegra.

"Respondendo à pergunta feita pela Equipe CaféPoint, queria relatar como está a situação das lavouras no município de Caputira/MG, região leste de minas.

Devido ao período prolongado de estiagem ocorrido nos meses de janeiro e fevereiro, sendo quase 60 dias sem precipitação considerável, as lavouras sentiram fortemente o déficit hídrico, o que contribuiu negativamente para granação do café. Os trabalhos de colheita já iniciaram em algumas propriedades há vários dias, motivado basicamente por dois fatos:

Um deles é que a estiagem provocou um definhamento dos cafeeiros, que por estarem com elevado índice de chochamento dos grãos, da ordem 30 a 40%, e com a alta carga pendente levou os cafeicultores a antecipar a colheita na tentativa de aliviar as plantas para que não ocorre maior comprometimento da próxima safra.

O outro fato é que desde que as chuvas voltaram a ocorrer na região os grãos das primeiras floradas que já estão no ponto de serem colhidos estão caindo no chão, ou seja, o café que não sofreu com a estiagem e por isto se encontra perfeitamente formado está sendo perdido ou tendo sua qualidade prejudicada, uma vez que este café permanecerá no chão até que as condições climáticas permitam que ele seja recolhido.

Na segunda quinzena do presente mês a colheita deve iniciar em todo o município, mas já é possível fazer algumas afirmações: a quebra na safra deverá ficar em torno de 30% pelo menos; o café colhido não será de excelente qualidade; e boa parte do café será recolhido no chão. E para complicar ainda mais a previsão por enquanto é que o tempo não deve melhorar nos próximos dias para a colheita do café. Assim o futuro dessa colheita continua ainda muito incerto.

Vamos aguardar a evolução dos trabalhos para termos respostas mais conclusivas."

Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.

Existe algum fato em sua região que possa afetar o mercado, positiva ou negativamente? Por favor, comente no espaço abaixo para cartas.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ALEMAR BRAGA RENA

VIÇOSA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 07/04/2010

Estimados colegas cafeicultores

Levantamento realizado por nós confirma as informações apresentadas nesta carta para as regiões produtoras de café arábica e conilon da Zona da Mata de Minas, todo o Espírito Santo e sul da Bahia. Apenas adicionamos que as consequências desta seca para a safra do ano que vem, ainda que não possam ser dimensionadas no momento, deverão também ser consideráveis, em decorrência do esgotamento fisiológico, tanto da parte aérea como, e principalmente, do sistema radicular. Portanto, a bienalidade naturalmente esperada para o próximo ano deverá ser bem mais acentuada.

Ubiratan Vasconcelos Barros
Alemar Braga Rena

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures