ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Vietnã inicia estocagem de 3,3 milhões de sacas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/03/2010

1 MIN DE LEITURA

1
0
A indústria de café do Vietnã começou a estocar parte da produção da safra 2009/10, sob um plano de retenção voluntária estimulado pelo governo do país para mais de 3,3 milhões de sacas de 60 kg, segundo o vice-ministro de agricultura Ba Bong. "Agora já estamos começando a receber os primeiros relatos de empresas privadas que compraram café e estão estocando por conta do novo plano", disse.

Ba Bong declarou que o governo estabeleceu "um plano capaz de suportar a retenção de mais de 200 mil toneladas (3,3 milhões de sacas) de café da colheita 2009/10, para que o preço possa melhorar para o produtor". Sob o plano de retenção, "todo mundo que quiser participar" pode ter acesso a empréstimos oficiais baratos, segundo o vice-ministro, que falou à agência Dow Jones nos bastidores dos encontros realizados pela Organização Internacional de Café (OIC) nesta semana. Os detalhes sobre os empréstimos não foram divulgados.

O plano foi anunciado no início deste ano pela Associação de Café e Cacau do Vietnã (Vicofa), com objetivo de oferecer aos exportadores um programa de empréstimo subsidiado, na expectativa de encorajá-los a apoiar os produtores com preços melhores. "Agora estamos esperando que as companhias participantes não vendam café até que os preços tenham atingido um nível mais aceitável", disse Bong. O Vietnã é o segundo maior produtor mundial de café, atrás apenas do Brasil, e é o maior exportador do tipo robusta. Autoridades locais estimam que a produção 2009/10 totalize de 14 a 18 milhões de sacas.

A matéria é de Filipe Domingues, para a Agência Estado, adaptada pela Equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

AMÚLIO LÊNTULUS PINTO LOUREIRO

CANAVIEIRAS - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 04/03/2010

Quando no final da década de noventa e início da década de dois mil, os países produtores de café resolveram fazer uma retenção mundial de 20% das suas respectivas produções, o Vietnan não aderiu e estragou o mercado internacional, e nós, Brasil, retemos estragando assim o nosso mercado interno. Será que agora o Vietnan fazendo sua retençõo não estragará mais ainda seu mercado interno ? Contudo conclui-se que mesmo com uma mão-de-obra barata eles estão "abrindo o bico", e ainda teve alguém que escreveu que o Vietnan vai produzir em cinco anos 40 milhões de sacas.
Vamos aguardar o resultado dessa mais nova história de retenção de café~.

Atenciosamente,

Amúliio Loureiro

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures