ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Vietnã: fundo de seguro preocupa cafeicultores

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/03/2012

3 MIN DE LEITURA

0
0
Pelas novas regulamentações, a partir de outubro de 2012, todos os membros da Associação de Produtores de Café e Cacau do Vietnã (Vicofa) terão que pagar dois dólares por cada tonelada de café exportado. O dinheiro será destinado a um fundo de seguro para o café.

A informação tem levantado preocupações entre os exportadores vietnamitas do grão. Eles disseram que se a taxa for somente cobrada de empresas vietnamitas, e não das estrangeiras, que coletam e exportam 50% da produção total de café, isso criaria um tratamento injusto.

Na recente reunião do Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural (MARD), o presidente da Vicofa, Luong Van Tu, disse que, uma vez que o fundo de suporte à exportação de café estiver ativado, a Vicofa terá que ter uma maneira de criar um orçamento para o fundo.

O Estado não terá que gastar dinheiro com o fundo. A única coisa que precisa fazer é determinar um mecanismo que permita que a Vicofa colete dinheiro das empresas para manter o fundo. Se forem mobilizados dois dólares do fundo para cada tonelada de café exportada, a Vicofa coletaria mais de US$ 1 milhão por ano, supondo que os membros da Vicofa exportem 600.000 toneladas de café do total de 1,2 milhões de toneladas exportadas.

Entretanto, tem sido levantada a questão sobre como usar o fundo da maneira mais efetiva. Alguns especialistas sugeriram que o fundo deveria ser usado para dar suporte aos exportadores de café quando os preços caírem. Entretanto, o suporte, se implementado, seria "somente um grão de sal no oceano", que não ajudaria a aumentar os preços. Dessa forma, Tu propôs que o MARD renomeie o fundo como fundo de seguro do café, que daria suporte à produção e à exportação, e não somente à exportação. Além disso, de acordo com Tu, o dinheiro seria usado para ajudar no replantio dos cafezais velhos.

Tu disse que se o Vietnã não coletar taxas para ter dinheiro para reinvestir, cairá para quarto ou quinto lugar nos próximos 10 anos em termos de produção e exportação de café. Se os produtores não têm dinheiro para reinvestir, as companhias de exportação não terão café para exportar. Dessa forma, é necessário reservar 50-70% do fundo para dar assistência a empresas e produtores para replantarem os cafezais velhos. Ao mesmo tempo, os outros 30% seriam usados para sustentar as taxas de juros de empréstimos para ajudar os exportadores a coletar materiais para estocagem. O dinheiro restante seria gasto em campanhas de promoção do comércio.

A coleta do prêmio do seguro deveria ter começado desde 1 de janeiro de 2012. Entretanto, como a proposta vem enfrentando forte oposição das principais empresas, a Vicofa decidiu adiar o tempo de coleta para 1 de outubro de 2012.

Muitos exportadores se queixaram de que enfrentaram muitas dificuldades nos últimos anos, dessa forma, a coleta dessa taxa os sobrecarregaria. Ao mesmo tempo, seria injusto se as empresas estrangeiras não fossem cobradas, uma vez que fazem negócios no Vietnã e obtêm lucros no país.

Os exportadores alertaram as agências de vigilância que as empresas estrangeiras têm grande capacidade financeira, enquanto podem emprestar dinheiro em seus países de origem a taxas de juros muito menores do que as taxas pagas pelas empresas domésticas. Além disso, elas também têm vantagens em termos de maiores mercados consumidores. Dessa forma, a isenção da taxa daria mais uma vantagem a elas, ajudando-as a bloquear as empresas domésticas.

Os exportadores de café também não estão satisfeitos com a nova decisão, que coloca a exportação de café na lisa de negócios condicionais. O MARD e o Ministério da Indústria e Comércio estão se unindo para formular um documento legal, tentando fixar regulamentações mais rígidas aos exportadores.

A reportagem é do Vietnamnet.vn, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures