ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Vietnã: alta na exportação pode causar queda de preços

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/04/2011

1 MIN DE LEITURA

0
0
A resistência dos preços do café robusta podem não durar muito, alertou o Commerzbank, depois de o Vietnã, principal produtor dessa variedade de café, ter revelado que suas exportações foram maiores do que o esperado. Os preços do robusta mostraram pouca reação negativa imediata aos dados oficiais que mostraram que as exportações de café do Vietnã aumentaram em 22% nesse mês, comparado com o ano anterior, com os envios revisados para cima para janeiro e fevereiro também.

"As maiores exportações indicam uma colheita muito boa, de forma que não haverá escassez de grãos robusta", disse o banco. Embora as diferenças de preços poderão provavelmente levar a uma mudança nas compras de grãos arábica para robusta, eliminando parte da maior oferta, "a abundância na oferta de grãos robusta levará a uma queda nos preços do robusta em médio prazo".

Entretanto, alguns outros analistas permanecem mais cautelosos com a previsão de queda nos preços do robusta, com a especialista em commodities, Judith Ganes-Chase, citando uma queda na produção nesse ano da Indonésia, segundo maior produtor de café robusta, e cautela sobre a colheita de 2011-12 do Vietnã. "Algumas áreas estão muito secas, o que está começando a preocupar os produtores de que a colheita do próximo ano será impactada", disse ela.

As preocupações com a seca estão centradas em Daklak, província de maior produção de café do Vietnã, onde o período de seca antecede as chuvas, que tipicamente chegam no começo de maio, levou a uma queda nos níveis de umidade do solo abaixo do normal durante o período crítico de floração.

O serviço oficial de estatísticas do Vietnã informou que as exportações foram de 150.000 toneladas nesse mês, cerca de 30.000 toneladas a mais do que os comerciantes esperavam, com os dados para fevereiro revisados para cima em 60%, para 144.000 toneladas. Os dados de janeiro também aumentaram, pela segunda vez, em quase 50%, para 215.500 toneladas.

Os dados iniciais levaram a negociações pelos produtores do Vietnã sobre a estocagem de grãos, tentando obter maiores preços. Entretanto, parece que as exportações até agora na safra de 2010-11, que começa em outubro, alcançaram 13,3 milhões de sacas, 28% a mais que no ano anterior.

A reportagem é do Agrimoney, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures