ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tonico, da Epamig, é vencedor de prêmio da Embrapa

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/04/2009

2 MIN DE LEITURA

1
0
O pesquisador Antônio Alves Pereira, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), é um dos vencedores do 31º Prêmio Frederico de Menezes Veiga. Concedido pela Embrapa aos profissionais de pesquisa que se destacam nas áreas científica ou tecnológica, contribuindo para a sustentabilidade da agricultura, o prêmio teve como tema Melhoramento Genético para o sucesso no Agronegócio.

A premiação será no dia 29 de abril (quarta-feira), durante as comemorações do aniversário da Embrapa, em Brasília. O pesquisador Antônio Alves, mais conhecido entre seus pares por Tonico, participa ativamente de projetos e de ações do Núcleo de Genética e Melhoramento do Cafeeiro do Consórcio desde a sua fundação. A Epamig, instituição onde atua, é uma das fundadoras do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café).

Mestre em Microbiologia Agrícola e doutor em Fitopatologia, ambos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), o pesquisador é grande colaborador do melhoramento do cafeeiro, com ênfase na resistência a doenças e pragas. Com dedicação exemplar, seus estudos contribuíram para o lançamento de doze cultivares de café, oito delas sob sua coordenação.

Pesquisador da Epamig desde 1975, Tonico desenvolve suas pesquisas no Centro Tecnológico da Zona da Mata (CTZM), onde é coordenador do programa de melhoramento do cafeeiro, e na Universidade Federal de Viçosa, onde interage com ampla rede de colaboradores. Atualmente coordena quatro projetos de pesquisa, sendo dois deles pertencentes ao Programa Nacional de Pesquisa em Café, coordenado pela Embrapa Café, onde é líder do projeto Melhoramento Genético Visando Resistência Múltiplas a Pragas, Doenças e Nematóides.

Também participa, como membro, de seis projetos de importância para a cafeicultura nacional, vinculados a outras fontes financiadoras. A motivação para o desenvolvimento de cultivares com resistência a doenças e pragas está na busca por uma atividade mais sustentável, possibilitando ao cafeicultor a menor utilização de defensivos, redução de custos e aumento da competitividade.

O Banco Ativo de Germoplasma de Café, instalado na Fazenda Experimental de Patrocínio, na região do Alto Paranaíba, MG, tem a coordenação do pesquisador. O projeto, financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), representa o reservatório de variabilidade genética natural, potencial e indispensável para os programas de melhoramento das espécies cultivadas. Constitui uma coleção ex situ de recursos genéticos do gênero Coffea coletados em instituições públicas, empresas privadas e em lavouras particulares nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Espírito Santo.

O pesquisador tem seu nome em mais de 215 publicações científicas e trabalhos técnicos, entre eles, 14 capítulos de livros e 32 artigos completos em periódicos. Tonico também contagia a nova geração de pesquisadores, tendo orientado cinco teses de mestrado e quatro de doutorado.

Outro premiado será o pesquisador da Embrapa Meio Norte, Francisco Rodrigues Freire Filho, que realizou trabalhos com feijão-caupi, como a BRS Guariba, recomendável para áreas com problemas de precipitação. Neste ano, foram inscritos 17 pesquisadores da Embrapa e 13 de outras instituições de pesquisa no Prêmio Frederico de Menezes Veiga. Entre os pontos considerados na seleção, está o desenvolvimento de cultivares para adoção pelo agronegócio.

Por Jurema Iara Campos, com informações de Cibele Aguiar e Juliana Freire - Embrapa Café.

O CaféPoint aproveita a ocasião para parabenizar o pesquisador Tonico por tão merecida premiação. Acesse aqui o artigo "Cultivares de café arábica desenvolvidas pela Epamig", de autoria do homenageado e de seu colega, também pesquisador da Epamig, Antônio Carlos Baião de Oliveira.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JULIANO TARABAL

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS

EM 22/04/2009

Conheço o Tonico desde de criança, pois ele e meu pai são muito amigos, justamente em decorrência da cafeicultura. Certamente que quem o conhece sabe da dedicação exclusiva que Tonico vem prestando à cafeicultura nacional através de seus trabalhos.

Como trabalho no Centro de Excelência do Café que fica na fazenda da EPAMIG aqui em Patrocinio todos os dias tenho o prazer e honra de ver o banco de germoplasmas que sem duvida é um dos maiores trabalhos de Tonico e sua equipe.

Pra nós que somos da área agronômica e trabalhamos na cadeia café é um estimulo e uma grande motivação ver profissionais como Tonico, que trabalham sem maiores interesses em prol do desenvolvimento de uma atividade visando otimizar a produção e, consequentemente, a vida dos produtores.

Parabéns Tonico, você merece este e muitos outros prêmios, e parabens ao CaféPoint por reconhecer este valor.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures