ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Stephanes propõe alterações do Código Florestal

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/03/2009

1 MIN DE LEITURA

2
0
O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, apresentou ontem a um grupo de parlamentares sua proposta para a alteração do Código Florestal. Disposto a retomar a discussão, interrompida no ano passado depois do impasse com ambientalistas, Stephanes mostrou durante a reunião um texto de projeto de lei com dez princípios. Entre eles, a garantia de que produtores não sejam penalizados por atos que passem a ser considerados como infrações.

O texto prevê também a permissão de atividades agropecuárias em áreas de preservação permanente (APPs) já consolidadas, como várzeas, encostas e topos de morro, desde que técnicas agrícolas para conservação sejam adotadas. O ministério propõe, ainda, que a recuperação de áreas ambientais seja feita de acordo com projetos de profissionais habilitados.

Durante a reunião, Stephanes criticou normas existentes, que, segundo ele, foram feitas para proteger a floresta amazônica mas inviabilizam a atividade agrícola desempenhada por famílias há gerações. Em janeiro, após divergências entre os Ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente sobre o Código Florestal, o ministro Carlos Minc retirou o apoio a 7 das 13 propostas de ONGs ambientalistas, entre elas a mais polêmica: pena mínima de 3 anos de prisão para quem planta em encostas, o que atingiria cultivos de uva, café e erva-mate.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo, adaptadas pela Equipe AgriPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROBSON CARON DA SILVA

COLORADO DO OESTE - RONDÔNIA - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 20/03/2009

Claramente o Ministro da Agricultura está preocupado com a população que vive na amazônia e não somente com o interesse das ONG´s, como o Sr. Minc!

Não vamos deixar os congressistas esquecerem que há gente produzindo na amazônia, que esse povo tem família.

Preservar é necessário, mas sem tratar o agricultor como criminoso.
WALTERLAN RODRIGUES

MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 19/03/2009

Felizmente temos um ministro da agricultura que conhece o que faz e quando não conhece conta com pessoas competentes que o assessoram, o exemplo vimos no Forum de Meio Ambiente realizado no mes passado quando um diretor da Embrapa fez uma palestra citando a realidade do meio ambiente no Brasil. Nós do setor agropecuário precisamos estar atentos para a discussão do projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional que altera a velha e arcaica lei do meio ambiente que vai na contramão da história e não vê que a cafeicutura começou pelos idos do século XVIII no estado do Rio de Janeiro e só era plantado em morros, não conhece que as melhores terras para plantar o café conilon é nas encostas dos morros, não sabe que na Europa as melhores terras para a produção de uvas são as terras vulcânicas e são plantadas nas encostas, não sabe que o cultivo da maçã em Santa Catarina só pode ser feito nas encostas, pois a macieira não produz nas regiões planas em decorrencia das geadas, isto para não falar outras coisas mais. Queremos ouvir pessoas que entendem do assunto e não ONGS que tem outros interesses que desconhecemos. Vamos discutir com seriedade e competência o Projeto de Lei em tramitação no Congresso Nacional para não chorarmos depois.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures