ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Starbucks e Etiópia chegam a acordo de licença

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/06/2007

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Starbucks Corp., dos Estados Unidos, e o governo da Etiópia disseram na quarta-feira que trabalharão juntos para promover três cafés especialmente estimados da nação africana pelo acordo que apóia a tentativa do país de ganhar marcas registradas, acreditando no benefício que isto trará aos produtores.

Segundo reportagem de Elizabeth M. Gillespie para o Associated Press, a maior rede de cafés do mundo e o serviço de propriedade intelectual da Etiópia, disseram que seu acordo de licença, distribuição e comercialização, reconhece a posse do país dos três nomes de café (Yirgacheffe, Harar e Sidamo), sem levar em consideração se são marcas registradas. O acordo não levará a qualquer pagamento de royalty à Etiópia, disseram os oficiais.

No ano passado, a Starbucks recusou o pedido da Etiópia para que a companhia assinasse um acordo voluntário de licença dizendo que o país possui os direitos destes nomes de café mesmo em mercados onde não são marcas registradas. Ao invés disso, a Starbucks disse que queria ajudar a Etiópia a estabelecer uma certificação geográfica para os nomes de seus cafés.

Apesar do acordo anunciado na quarta-feira ter sido uma reversão parcial do curso para a Starbucks, executivos disseram que o acordo vai muito além dos mecanismos legais de licenciamento e registro de marcas. "Este acordo é mais amplo do que o que tinha sido proposto no passado", disse a vice-presidente sênior de responsabilidade social corporativa da Starbucks, Sandra Taylor.

Oficiais da Etiópia saudaram o acordo como uma vitória aos produtores de café, às companhias com as quais o país negocia e aos consumidores. "Este acordo marca um importante marco em nossos esforços para promover e proteger as designações de cafés especiais da Etiópia", disse o diretor geral do Serviço de Propriedade Intelectual da Etiópia, Getachew Mengistie. "Ter o comprometimento e o suporte da Starbucks nos ajudará a aumentar a qualidade dos cafés finos etíopes e melhorar a renda dos produtores e comerciantes".

A Etiopia ganhou os direitos de marca registrada para três de seus cafés especiais no Canadá, registrou marcas de dois cafés especiais no Japão e na União Européia (UE) e espera que uma terceira marca seja em breve registrada na Europa, disse Mengistie.

Nos Estados Unidos, a marca Yirgacheffe foi registrada no ano passado, enquanto os pedidos para as marcas Harar e Sidamo estão pendentes. Os pedidos de registro de marcas também estão pendentes na China, Brasil, Índia e África do Sul, disse ele.

No ano passado, a Organização Não Governamental britânica Oxfam, criticou a Starbucks por não apoiar a tentativa da Etiópia de registrar as marcas de seus cafés. Agora, a Oxfam disse que os produtores de café etíopes vão se beneficiar com este acordo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures