ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Starbucks chega a hotéis e restaurantes no México

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/08/2012

3 MIN DE LEITURA

0
0
No décimo aniversário de sua chegada ao México, a Starbucks lançará seu novo modelo de negócios "Starbucks Food Services" para atrair mais clientes com o oferecimento de café em lugares de alto fluxo de pessoas. "Esse novo conceito levará a xícara de café ou a experiência da Starbucks aos pontos de venda específicos, como hotéis ou restaurantes em operação", disse uma fonte próxima à empresa, ainda que tenha deixado claro que não implica em um serviço a domicílio.

"O catálogo de alimentos e bebidas se manterá sem variações, o que ocorrerá é uma aproximação dos produtos aos consumidores. Até agora, foram contemplados 80 pontos de venda", disse a fonte, acrescentando que em outros países já opera esse esquema.

Nos últimos cinco anos, a Starbucks se converteu na marca da Alsea com o maior crescimento no número de aberturas de restaurantes e observou um aumento de duplo dígito nas vendas a restaurantes comparáveis (aquelas com mais de um ano em operação). "Seu êxito se deve em parte por ser uma marca com grandes aspirações. Há empresas que tem competido, como a Café Punta del Cielo, mas não é a mesma coisa, não tem o capital suficiente para crescer no ritmo da Starbucks", disse a analista da Monex Casa de Bolsa, Paola Sotelo.

Em 06 de setembro, a Starbucks cumprirá 10 anos de operações no México nas mãos da Alsea, que também opera marcas como Domino's Pizza, Burger King, Chili's e, mais recentemente, Italianni's.

O diretor geral da Alsea, Fabián Gosselin, disse em junho que a companhia trabalha no lançamento de várias iniciativas, tanto em sua plataforma de alimentos como de bebidas. Esse último incluirá a introdução de uma bebida energizante e o chamado single serve (porção individual), máquina que permite preparar em casa uma xícara de café com as mesmas características do restaurante.

Em janeiro desse ano, a firma lançou um programa de lealdade através de sua etiqueta "My Statbucks Rewards" e está aumentando sua presença no mercado corporativo com a abertura de unidades dentro de escritórios de empresas, bancos, hospitais e supermercados, entre outros. Seus planos desse ano consideram contar com uma plataforma móvel que permitirá aos consumidores pagar seu café através do celular.

A Starbucks será em 2013 a marca da Alsea com maior número de estabelecimentos no México, acima da Domino's Pizza. O plano de negócios da companhia contempla mais de 500 cafeterias em 2015.

O grupo, presidido por Alberto Torrado prevê a abertura de 45 cafeterias por ano no período de 2012-2015. O potencial de crescimento dessa marca é, todavia, muito grande no país, disse Federico Tejado diretor geral da Starbucks. Ele informou que o consumo per capita de café no México é de 1,6 quilos, muito inferior aos 4 quilos que se observam em mercados similares da América Latina. A cadeia que anualmente atende 45 milhões de clientes, tem contemplados investimentos de US$ 100 milhões para esse período.

Sotelo detalha que a Starbucks aporta cerca de 29% dos rendimentos da Alsea e, para esse ano, espera que suas vendas totais aumentem em cerca de 24% comparado com as do ano passado. "Esperamos que a Starbucks seja a segunda unidade de negócios que mais contribua para o crescimento da Alsea em 2012, com cerca de 32%".

A Starbucks em dezembro de 2011 era a segunda cadeia de cafeterias do México quanto ao número de estabelecimentos e a primeira em termos de vendas, com participação de mercado de 35%. Seus produtos são focados a um público de níveis socioeconômicos A, B, C e principalmente jovens universitários e executivos cuja idade oscila entre 14 e 40 anos.

O principal competidor da Starbucks no México é a The Italian Coffee Company, com mais de 390 pontos de venda. Outros rivais diretos são a The Coffee Factory, Café Punta del Cielo, Café La Finca Sta. Veracruz, La Selva Café e Coffee House.

A reportagem é da CNNExpansión, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures