ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

SP: Câmara Setorial discute Indicação Geográfica

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/02/2010

2 MIN DE LEITURA

1
0
A primeira reunião de 2010 da Câmara Setorial de Café do Estado de São Paulo foi realizada no dia 08 de fevereiro, e a cidade de Espírito Santo do Pinhal teve destaque.

O encontro contou com a presença do Dr. José Cassiano Gomes dos Reis Júnior, Coordenador da Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios), ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Foram discutidas diversas ações para setor cafeeiro paulista para 2010 e dentre os assuntos abordados, destaca-se a continuidade do trabalho referente à qualidade do café de São Paulo, por meio da realização dos concursos de qualidade regionais e estadual.

Outro tema de destaque visa à valorização do café paulista. Foi apresentado pelo Sr. Henrique Gallucci, Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, e pelo Sr. Paulo Henrique Leme, consultor da empresa P&A Marketing Internacional, um plano de trabalho para obtenção da Indicação Geográfica do café da região de Espírito Santo do Pinhal. A Indicação Geográfica é uma identificação oficial, reconhecida nacional e internacionalmente de que determinado produto possui características e reputação únicas, ligadas à região em que foi produzido.

O café produzido na região de Pinhal possui reconhecimento por sua tradição histórica secular e também por sua qualidade premiada em diversos certames estaduais e nacionais. Para o consultor Paulo Henrique Leme, estas características merecem destaque. "Mais do que uma marca, a Indicação Geográfica valoriza o trabalho de toda uma região em prol do café", e completa, "precisamos transformar este reconhecimento em valor".

Segundo o consultor em marketing no agronegócio, os benefícios não se limitam única e exclusivamente aos produtores de café, pois toda a região se beneficia da iniciativa. Ele citou alguns exemplos oriundos de outros produtos bem sucedidos nesta modalidade de certificação. O Vale dos Vinhedos, famosa região vinícola do Rio Grande do Sul, obteve sua certificação no ano de 2002. Desde então, diversas mudanças ocorreram, talvez a mais pronunciada seja o desenvolvimento do turismo regional, com o surgimento de diversos hotéis, pousadas e queijarias para atender à crescente demanda turística. As propriedades pertencentes à região do Vale dos Vinhedos se valorizaram entre 200 a 500% desde a certificação. "As mudanças são enormes quando toda a comunidade se une em torno do projeto. O turismo e o comércio local são beneficiados diretamente", afirma o especialista.

No agronegócio café, o exemplo vem do cerrado mineiro. Os produtores de café da região obtiveram sua certificação no ano de 2005, desde então, o produto passou a ser valorizado nacional e internacionalmente. Antes, o café do cerrado mineiro possuía deságio frente outras regiões; após a obtenção da certificação, o produto passou a ser comercializado com ágio. "A certificação não faz milagre, porém, todo o projeto faz com que os produtores se unam em torno de um ideal. Marketing e investimento em qualidade são essenciais para o sucesso da empreitada", comenta Paulo Henrique Leme.

Segundo Henrique Gallucci, o projeto está apenas começando, e o objetivo agora é buscar apoio do Ministério da Agricultura para a empreitada. "Contamos com forte apoio das Secretarias de Agricultura do estado de São Paulo e da cidade de Espírito Santo do Pinhal", afirma Gallucci. A articulação regional conta com o apoio do Secretário Municipal José Roberto Domingues. O objetivo agora é agregar o maior número de produtores de café da região em torno do projeto.

As informações são da P&A Marketing Internacional, resumidas e adaptadas pela equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FRANCISCO SÉRGIO LANGE

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO

EM 22/02/2010

Caro Paulinho,

Louvavel seu esforço em prol da cafeicultura, em especial agora emprol do projeto de certificação e reconhecimento de origem. Com relação ao concurso de Café Paulista dispensemos os comentários, pois todos sabemos tratar-se de grande farça. Com relação à ultima reunião da Camara Setorial, a recondução do NATHAN já era previsivel mesmo porque, não temos niguem atualmente com um perfil superior para sucedë-lo portanto, nada mais justo que sua permanencia. Com relação a reunião, muito me entristeceu, a auxencia dos produtores, o que demosntra o tanto que a cafeicultura vem sofrendo portanto se um elo esta fraco, provavelmente a corrente se rompera. Mas, com certeza continuaremos a lutar.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures