ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Somar Meteorologia: as previsões para a região de Nova Venécia-ES

POR CELSO OLIVEIRA

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/12/2012

1 MIN DE LEITURA

0
0
Rodrigo Lourenço, produtor de café em Nova Venécia - ES:

"Gostaria de saber qual será a precipitação pulviométrica para o município de Nova Venécia - ES para o mês de Janeiro/2013."

Celso Oliveira, meteorologista da Somar:

"Prezado Rodrigo,

Depois de um mês de novembro com chuva intensa e acumulado acima dos 250mm (quando o normal seriam 175mm), dezembro vem se mostrando bem mais seco. Nesta primeira quinzena de dezembro mal choveu sobre o norte capixaba. Estamos diante do mês mais seco desde a abertura da estação no município, em 2008. A falta de chuva está relacionada à posição atual das frentes frias. Elas estão paradas entre a Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul, organizando a umidade da Amazônia e provocando chuva forte por lá. Já no Espírito Santo e na maior parte do Brasil, ou o tempo está completamente seco ou tem chovido muito pouco, na forma de pancadas.

E para janeiro? Infelizmente, o padrão não muda muito. A expectativa é chuva abaixo da média, mas não teremos ausência total de precipitações. Elas devem acontecer entre aproximadamente 05 e 10 de janeiro e na última semana do mês. As simulações mostram variação da quantidade de nuvens, como é normal, mas todas trabalham com precipitações abaixo da média. Estima-se algo entre 35mm e 80mm quando o normal seriam 185mm. Vale salientar que apesar de estarmos passando pelo dezembro mais seco em quatro anos, o padrão de distribuição de não está distante do que é normal para o Espírito Santo. Sem nos preocuparmos como os meses, a chuva do Espírito Santo é bi-modal. Ela é intensa no início, fraca no meio do período das águas e retorna com força no fim do verão. Ou seja, apesar da chuva forte em novembro e seca em dezembro e janeiro, a expectativa é do retorno das chuvas fortes a partir de fevereiro e no decorrer de março.

CELSO OLIVEIRA

Bacharel em Meteorologia e mestre em Agronomia pela Universidade de São Paulo. Meteorologista da Somar Meteorologia desde 2001. Celso é Responsável pela parte de Meteorologia da página Clima do CaféPoint desde 2006.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures