ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sincal: recursos do Funcafé não chegam aos produtores

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/07/2010

1 MIN DE LEITURA

1
0
A Sincal constatou junto as Cooperativas e as entidades de crédito que as verbas do FUNCAFÉ para colheita e pré-comercialização estocagem não estão fluindo dentro do necessário. A colheita está correndo dentro da normalidade e os cafeicultores, endividados e apertados financeiramente, estão vendendo seus cafés a preços que não pagam os custos de produção.

A responsabilidade da fluência dessas verbas é do Ministério da Agricultura, que tradicionalmente sempre "liberou as verbas" de forma atrasada, não atendendo os cafeicultores em tempo hábil, e com isso abasteceu o mercado constantemente com preços baratos deixando vazar pelo ralo da incompetência, bilhões de dólares enriquecendo os compradores e países do primeiro mundo em detrimento aos cafeicultores, aos trabalhadores rurais e a Pátria.

Segundo o Secretário de Produção e Agroenergia, Manoel Bertone, em entrevista ao Canal Rural no dia 21/06, o Ministério da Agricultura anunciou a liberação de R$ 2 bilhões do FUNCAFÉ para o financiamento da estocagem e comercialização. Disse que a medida seria publicada na terça-feira (22/06) no Diário Oficial e chegaria aos bancos no final da semana." Que seria 28 ou 29/06. Os recursos não demorariam a chegar aos produtores e até agora nada de recursos.

Nesse contexto compete ao Ministério da Agricultura encaminhar um documento às Cooperativas de cafeicultores e aos agentes financeiros exigindo o cumprimento, com agilidade urgente, das normas ou portarias estabelecidas para estocagem do café no preço mínimo de R$ 261,69, bem como o repasse das verbas de colheita. Caso isso não ocorra o preço do café continuará despencando por negligência governamental (Ministério da Agricultura) como gestor que nunca foi capaz de fazer um Plano Estratégico para a Cafeicultura visando entre outros a regulagem do fluxo e "não sabemos por qual interesse", abastecer o mercado comprador com café a preços irrisórios.

Baseado nisso, esperamos pela primeira vez um ação efetiva do respectivo Ministério, já que houve uma reestruturação com o novo Ministro e seus assessores.

As informações são da Sincal, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ELIANE DE ANDRADE C. NOGUEIRA

SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 10/07/2010

Todo a poio a SINCAL, como a verdadeira entidade que representa os cafeicultores.Absurdo verdadeiro esse financiamento não chegar nas mãos do produtores.É uma ferramenta que deve ser usada o mais rápido possível para que o produtor não jogue fora mais uma safra, e alavanque o preço do café.Vamos pressionar o governo para a liberação rápida dos recursos. Que gestão péssima tem o ministério da agricultura com o nosso dinheiro, vergonha total.Vamos lá SINCAL, pressionar esse governo medíocre....

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures