ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sara Lee e 3Corações disputam grupos regionais

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/07/2011

3 MIN DE LEITURA

0
0
As duas maiores concorrentes do mercado de moagem e torrefação buscam adquirir empresas de médio porte; novo alvo é a sergipana Maratá, vice-líder do mercado nordestino.

A consolidação do mercado brasileiro de café torrado e moído ainda está longe de acabar. Nos últimos anos, a americana Sara Lee e o grupo brasileiro-israelense 3Corações incorporaram inúmeras marcas e empresas tradicionais, a exemplo da paranaense Damasco, comprada em novembro pela americana e a mineira Fino Grão, arrematada em março pela 3Corações.

Até o final do ano, mais uma média empresa deve sair de cena. Nos últimos dois meses, o mercado especulou que a sergipana Maratá, forte em vários estados do Nordeste como Bahia, Sergipe e Alagoas, estaria mantendo conversações com a Sara Lee, 3Corações, Bunge e Cosan.

Passadas as reuniões iniciais, agora as negociações giram em torno do preço dos ativos da empresa e da marca. "Eles procuraram a nós e a outros compradores em potencial, assim como somos procurados mensalmente nos últimos dois anos por diversas empresas de café do país. O momento é de discussão", diz Hugues Godefroy, diretor comercial da Sara Lee no Brasil.

Um dos pontos nevrálgicos deste tipo de negociação gira em torno do preço. "Tem o valor que o vendedor pretende receber e o que o comprador está disposto a pagar", diz Godefroy, sem citar cifras. O mercado chegou a especular que a Maratá valeria R$ 1 bilhão, 10 vezes mais que o valor pago pela Damasco.

Há quem considere o número estratosférico e há ainda quem diga que a conta não é tão simples assim, uma vez que, além da divisão de café, a Maratá também atua em refrescos, temperos, gelatinas, chás, achocolatados e até mesmo fumo. Pelo visto, o que mais parece interessar à Sara Lee e à 3Corações não é o conjunto de cinco fábricas que a Maratá reúne em Sergipe e na Bahia, mas o peso de sua marca de café no Nordeste e seu eficiente sistema de distribuição.

A Sara Lee, por exemplo, detém duas unidades industriais: uma em Jundiaí (SP) e a outra em Salvador (BA). A primeira passa por um processo de ampliação de linha e a segunda veio da aquisição da Damasco. Já a 3Corações, de Eusébio (CE), tem sete fábricas no Brasil.

Hoje, o Grupo 3Corações lidera o mercado nordestino de café industrializado, seguido pela Maratá e, em terceiro, pela Sara Lee. "Uma característica da Maratá a ser considerada é a distribuição numérica. Ela está em mais pontos de venda que a Sara Lee", admite Godefroy.

A Maratá é um negócio estratégico, seja para a 3Corações que poderia usá-la para proteger o mercado nordestino de concorrentes, seja para a Sara Lee, que poderia fortalecer a presença na região. Esta, aliás, foi a estratégia usada pelos americanos para avançar no sul.

Embora a Maratá seja a vice-líder do mercado de café industrializado do Nordeste, aquela região é composta por bolsões mais complexos. "A Sara Lee é tão forte no Ceará quanto a Santa Clara (do Grupo 3Corações). Já em Pernambuco temos uma participação irrisória, assim como a Maratá que é fraca no estado, mas detém a liderança na Bahia", explica Godefroy.

A fortaleza da Maratá encontra-se na Bahia, em Sergipe e Alagoas. Já o Grupo 3Corações é forte no Rio Grande do Norte, em Pernambuco, na Paraíba e no Ceará. Quanto à Sara Lee, sua grande presença nordestina ocorre no Ceará, com crescimento na Bahia. Os outros estados ainda precisam ser trabalhados pelos americanos.

Dinheiro em caixa

Recursos financeiros não impedem a Sara Lee de adquirir a Maratá. Há caixa para a companhia realizar aquisições no Brasil e no mundo, afirma Godefroy. Além do autofinanciamento, ele lembra que a estrutura da Sara Lee International poderá colaborar em caso de compra, uma vez que a companhia se desfez, nos últimos 12 meses, dos negócios na área de higiene e beleza, a exemplo da Sanex, marca europeia que foi vendida à Unilever. Esta, por sua vez, foi obrigada pelas autoridades reguladoras europeias a revendê-la para a Colgate.

Pulverização

Sara Lee e a 3Corações se dizem líderes do mercado brasileiro de café torrado e moído. A diferença, explica Godefroy, é que sua empresa trabalha com dados da Nielsen enquanto a concorrente usa os dados da Kantar Worldpanel como base. A distância entre as duas empresas, diz Godefroy, é muito pequena.

Para se diferenciar em um mercado composto por 2,3 mil marcas e 1,2 mil torrefadores, a Sara Lee observa tanto o crescimento orgânico quanto o de aquisições. "Por meio da compra da Damasco, nós saímos da terceira posição para a primeira ao lado da Melitta na soma dos estados do sul", diz Godefroy. Procuradas, Maratá, 3Corações, Bunge e Cosan preferiram não se pronunciar.

As informações são do Brasil Econômico, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures