ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Saídas para aquecimento: arborização de cafezais

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/05/2007

1 MIN DE LEITURA

2
0
Uma das alternativas para reduzir o impacto das mudanças climáticas nos cafezais é o plantio de árvores na mesma área reservada aos pés de café. As possibilidades e limitações do sistema foram debatidas ontem no auditório da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, por especialistas do governo estadual e federal, universidades e entidades dos produtores.

"O debate de questões como esta é necessário porque o efeito estufa é uma realidade e as hipóteses mais otimistas são de aumento da temperatura média de 1,6 a 2 graus centígrados até o final do século, se todos colaborarem para evitar o agravamento da situação", comentou o secretário da Agricultura de Minas, Gilman Viana.

O professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Ricardo Henrique Santos, apresentou projeções de aquecimento até 8 graus centígrados em Minas Gerais por volta do ano 2100, e observou que a arborização poderá reduzir esse impacto em cerca de 3 graus, no máximo.

"A situação vai impor mudanças profundas, entre elas a incorporação de áreas de cultivo em locais mais altos e frios, tradicionalmente dedicadas ao plantio de frutas e flores, por exemplo".

De acordo com Santos, a cafeicultura arborizada contribuirá para controlar os prejuízos do efeito estufa ao reduzir a temperatura e a radiação nas áreas plantadas. Além disso, acelera a germinação e assegura a safra do ano seguinte, e o solo fica sob proteção, beneficiando a existência de microorganismos.

Assim como os cafezais arborizados do México, que dão apenas 10 a 15 sacas por hectare, os cultivos de Minas Gerais também poderão ter a produtividade muito reduzida. Em compensação, segundo o professor da UFV, os cafés produzidos nesse sistema contam com certificação especial e preços melhores porque agregam a manutenção da biodiversidade.

"É uma boa oportunidade para incorporar os serviços da agricultura familiar no cultivo de florestas", enfatizou.

Segundo o pesquisador da Epamig, Rodrigo Luiz da Cunha, estão sendo testadas cultivares novas para atender às condições de temperatura em lavouras do norte, nordeste de Minas, Triângulo e Alto Paranaíba, entre outras.

Cunha informou ainda que são indicadas atualmente para a arborização dos cafezais algumas leguminosas, oleaginosas, frutas, as macadâmias e o pinhão manso.

As informações são da assessoria de comunicação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de MG.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANNIBAL MENDES GONÇALVES NETO

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 11/05/2007

Tenho suspeitas fundadas positivas à respeito de arborização. Tenho uns 6ha há alguns anos e vejo vantagens. Entre elas atraso na maturação, que no processo é desejável em parte da lavoura.
GUILHERME CAPOBIANCO PORTO

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/05/2007

Café sombreado é bom negócio!

Consegue-se controlar o desenvolvimento vegetativo do cafeeiro. Isso é bom para anos de preços baixos: mais sombra, menos insumos.

Precisamos aumentar os estudos nesse sistema. Lavouras convecionais com 30% de sombra tem apresentado resultados animadores.

att

Guilherme

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures