ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Safra 2013: cafeicultores podem sofrer novamente com chuvas atípicas no período da colheita

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/04/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
O clima deve continuar seco e com temperatura amena nas principais regiões produtoras de café do Brasil, pelo menos até o fim do mês. No entanto, a passagem de uma frente fria deve trazer chuvas para as áreas produtoras na virada para o mês de maio. Apesar disso, o tempo mantém-se favorável ao desenvolvimento das lavouras de arábica, cuja colheita deve começar nas próximas semanas.

De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, o comportamento do clima neste mês pode ser considerado um retrato do que os cafeicultores devem esperar para o restante do outono e em parte do inverno. 'Não devemos ter períodos secos prolongados', que é a característica dessas estações, principalmente no Sudeste, onde se concentra a produção de café.

A maior frequência de chuvas em relação à média histórica 'vai elevar a umidade do solo, o que garante uma melhor proteção dos cafezais contra geadas', acrescenta Oliveira. Em contrapartida, dependendo da qualidade das chuvas (principalmente no que se refere à duração), 'os grãos de café podem ser prejudicados por causa da fermentação', diz. Segundo ele, é possível prever a qualidade da chuva com precisão somente com quase 7 dias de antecedência.

Ele informa, ainda, que a expectativa é de neutralidade na temperatura das águas do Oceano Pacífico Equatorial (nem muito quente, mas também não muito fria) entre o outono e o inverno, o que impedirá a ocorrência de fenômenos climáticos, como La Niña ou El Niño. Segundo ele, essa neutralidade favorece a entrada de ondas de frio do polo sul pelo continente.

As águas do Oceano Atlântico, por sua vez, são uma incógnita. 'A temperatura da água (do oceano) muda rapidamente', comenta Oliveira. 'Oceano (Atlântico) muito quente tende a segurar o avanço de ondas de frio', diz, salientando que essa condição vai exigir um monitoramento mais rigoroso do clima no período.

Quer saber mais sobre o clima? Acesse no Seção Clima, em Cadeia do Café

A matéria é da Agência Estado, adaptada pelo CaféPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures