ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Safra 2012: café de Caconde é eleito o melhor de São Paulo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/10/2012

3 MIN DE LEITURA

3
0
O café produzido por Moacir Donizetti Rossetto no Sítio São José, em Caconde, foi o vencedor do 11º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo - Prêmio Aldir Alves Teixeira e 1º colocado na categoria Microlote. O café vencedor recebeu a nota 9,023 da Comissão Julgadora, que esteve reunida na Sala de Provas da Associação Comercial de Santos na quarta e quinta-feira (24 e 25/10), avaliando as amostras inscritas. Trata-se de um café frutado, cítrico, com doçura marcante e gosto intenso e prolongado.

Na categoria Café Cereja Descascado o vencedor foi o lote do cafeicultor Homero Teixeira de Macedo Jr., produzido na Fazenda Recreio, em São Sebastião da Grama. Esse café, inscrito pela Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama, obteve a nota 8,795. É um café frutado, com acidez cítrica marcante, com corpo e doçura equilibrada.
Já na categoria Café Natural o vencedor foi o lote produzido por José Clóvis Borges no Sítio Santa Cecília, em Divinolândia. Esse café, inscrito pela Associação dos Produtores Rurais de Divinolândia, recebeu a nota 8,751. É um café com doçura marcante, lembrando garapa, com sabor persistente com toque frutado.

"Apesar do clima ruim que tivemos durante a colheita, todos os cafés estavam surpreendentemente bons", diz Eduardo Carvalhaes Junior, coordenador do concurso. Justamente em função do clima, algumas regiões não promoveram concursos, o que resultou na diminuição de lotes na disputa do certame estadual. Foram inscritas 83 amostras por 13 associações e cooperativas.

Leilão dos lotes vencedores

Os 10 lotes finalistas serão leiloados a partir de segunda-feira (29/10) e até dia 6 de novembro. O pregão é aberto a pessoas jurídicas, como indústrias e cafeterias, que devem se inscrever preenchendo o formulário que está no site www.sindicafesp.com.br.

O lance mínimo para os 10 lotes premiados será 50% acima da cotação da BM&F desta sexta-feira (26/10). Os lances poderão ser dados presencialmente, no Sindicato da Indústria de Café de São Paulo (Sindicafesp - Praça Dom José Gaspar 30 - 21º andar - Centro - São Paulo - SP), ou pela internet, para o e-mailcamarasetorial@sindicafesp.com.br.

Os lotes das categorias Café Natural e Cereja Descascado são de 8 sacas de 60 kg. Na categoria Microlote são lotes de apenas 2 sacas.

Premiação

O resultado do leilão será divulgado dia 13 de novembro, em cerimônia a ser realizada no Museu do Café, em Santos, quando serão premiados os produtores campeões e as indústrias campeãs nas categorias Ouro (maior valor de aquisição por saca), Diamante (maior investimento realizado) e Especial (maior valor pago por um microlote)

Os cafés adquiridos no leilão pelas torrefadoras serão industrializados e lançados dia 17 de dezembro, compondo a 10ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo. Trata-se de uma edição limitada, que chegará aos consumidores em sofisticadas embalagens de 250 gramas, identificadas por selo numerado.

O Concurso e a Edição Especial são promovidos pela Câmara Setorial de Café de São Paulo e pela CODEAGRO - Coordenadoria de Agronegócios da Secretaria da Agricultura do Estado, e contam com a parceria do Sindicato das Indústrias de Café de São Paulo, da ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café, do Sebrae, da ACS - Associação Comercial de Santos e do Museu do Café.

As amostras que concorreram nesta edição foram inscritas por: Associação Agropecuária de Barra Grande de Caconde; AMSC - Alta Mogiana Specialty Coffees; Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama; Associação dos Produtores Rurais de Divinolândia; Associação dos Produtores Rurais de 2 Córregos; Associação dos Produtores Rurais do Norte Alegriense; Associação dos Produtores de Cafés Especiais de Santa Luzia; Cooperativa de Cafeicultores e Agrop. - COCAPEC; COOPINHAL - Cooperativa dos Cafeicultores da Região e Pinhal; COOPEMAR - Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Marília; Coop Agrícola da Zona do Jahu - COPERJAU; Sindicato Rural de Amparo e Sindicato Rural de Torrinha.

As informações são do G1 e da Newscafeicultura, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FRANCISCO SÉRGIO LANGE

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO

EM 26/10/2012

Aqui em São Paulo ainda estamos muito longe do que chamamos cafeicultura de qualidade. É certo que os concurso de qualidade vêm contribuindo enormente para a melhoria da qualidade, no entanto, atualmente o mercado vem exigindo muito mais do que apenas estes resultados. Estamos falando de certificação, rastreabilidade, produto de qualidade diferenciada e origem, levando-se em conta também, os atuais anseios dos consumidores - respeito, valores, reconhecimento e confiabilidade -  Isto tudo, aliado ao desenvolvimento do associativismo e ao fortalecimento da agricultura de produção familiar certamente poderá proporcionar uma nova ruralidade no Brasil e com isso, criar as condições para uma sociedade mais justa, homogênea e sustentável.  Portanto, caros companheiros do café, é lógico que sempre é muito bom ser vencedor, no entanto, não devemos nos acovardar e deixarmos para que outros façam por nós aquilo que devemos fazer. Este mercado de cafés especiais é um direito coletivo e não deve ser usado de maneira individual. Não basta uma linda embalagem ou um belo trabalho de marketing, precisamos transmitir ao mercado tudo aquilo que ele vem exigindo e isto só será possivel no momento em que houver o comprometimento de toda a cadeia, caso contrário, com certeza iremos continuar sendo apenas um grande produtor de café commoditie.
JOÃO CARLOS REMÉDIO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 26/10/2012

Apesar do momento difícil pela qual atravessa a cafeicultura, com os preços de mercado não cobrindo os custos de produção, consigo me emocionar ao ver minha querida Caconde, representada pelo produtor Moacir Donizetti Rossetto, se destacando com o melhor café de São Paulo safra 2012 na categoria Microlote. Parabéns também a Homero Teixeira de Macedo Jr, vencedor na categoria Café Cereja Descascado e a José Clóvis Borges, vencedor na categoria Café Natural, ambos  das vizinhas São Sebastião da Grama e Divinolândia, respectivamente. É de encher os olhos, pois, produzir Café é acima de tudo uma Paixão! Obrigado pela Emoção!
CARLOS HENRIQUE BRÖCKELMANN

PARAGUAÇU - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/10/2012

A Agricultura Familiar mostrando o trabalho no aprimoiramento da colheita e preparo do café.


São frutos do trabalho, apoio e capacitação da Associação Agropecuária Barra Grande de Caconde em prol dos cafeicultores do Município.


Parabéns a todos.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures