ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Renato Fernandes: as altas e baixas não são cícilicas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/04/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
O colaborador do CaféPoint Renato H. Fernandes, de Teixeira de Freitas/BA, enviou um comentário ao artigo
"Evolução e perspectivas do preço de café" fazendo uma análise do comportamento dos preços do café e das opiniões dos demais leitores. Leia a carta abaixo.

"Caros Marcelo e Lucas,

Vocês começam bem por ter os nomes que são o antigo apelido e o nome de um cracaço rsrs Além disso, quem começa a carreira em tão boa companhia e com materiais desse nível, com certeza, vai longe! Parabéns!

Dar parabéns a você, caro amigo Rufino é chover no molhado. Mas, ainda assim é merecido.

O colega Carlos Eduardo foi muito feliz ao concordar com vocês e enfatizar que os preços estão em fase de alta. E que vão cair, em que prazo não sabemos. Portanto, a hora é de investir nos fatores que são determinantes da competitividade e que possibilitaram a muitos produtores serem competitivos, mesmo antes da alta de preços. São esses produtores que vão elevar a produção e determinar a queda de preços, Arnaldo. O crucial, neste momento é estar alinhado a eles, com gestão de custos, mecanização, vendas futuras, uso de irrigação e escala de produção, para que se possa ser competitivo, quando eles puxarem os preços, ora supernormais, para baixo, rumo ao equilíbrio de mercado.

Depois de ler os trabalhos de Wagner Lamounier e Carlos Leite e de algumas análises que fiz, não consigo concordar que as altas e baixas sejam cícilicas. Acredito que as fases de "bons e maus" preços se alternem, sem um ciclo tão definido como no passado, e que, no longo prazo, a tendência seja de queda, determinada pelos contínuos ganhos de produtividade.

Amigo Celso, não vi sua palestra de Araguari, mas, com base em outros escritos seus, tomo a liberdade de concordar, pero parcialmente. Há sim um movimento de valorização do café de qualidade e de reposicionamento da bebida café no mercado. O café, cada vez mais, deixa o papel de coadjuvante, que era oferecido de graça, para ser a estrela da companhia. Café vai virar vinho? Acho que nem tanto (até porque, infelizmente, não faz o mesmo efeito sobre as mulheres rsrsr). Mas o café de "alta qualidade", com certeza tem tudo pra continuar se valorizando mais que os estratos comerciais do mercado.

Por outro lado, me parece inegável que o calote colombiano foi a prancha que possibilitou ao café surfar na atual onda de valorização das commodities, o que não aconteceu no pré-crise de 2008. A queda da produção dos suaves e o aperto no seu fornecimento foi a notícia que trouxe para dentro da bolsa de NY os especuladores que estiveram ausentes em 2007/08.

Minha dúvida é, com que velocidade e até que ponto, a valorização dos cafés mais finos vai influir no hábito de consumo do "tomador médio de café". Daí é que acredito que sairá a resposta sobre se teremos uma forte estratificação do mercado, com diferenciais altos entre os finos e os cafés de combate (aí incluso o conilon) ou se teremos um novo movimento de busca pela modificação dos blends dos cafés comerciais, no sentido da obtenção de produtos de preço mais acessível.

Vale lembrar, que quem aquece a demanda por alimentos no mundo, puxando a valorização das commodities, não são consumidores de alta renda.

Acredito que, a nível de Brasil, a ABIC, certamente, deve ter análises sobre a variação da migração dos consumidores rumo aos cafés gourmet. Você as conhece? E a nível mundial?

Abraços a todos,
Renato"

Leia mais sobre o assunto!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures