ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Região de Marília produz 100 mil sacas de café, baixa de 37,5%

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/01/2012

1 MIN DE LEITURA

0
0
A safra do café prevista para ter um ano de baixa produção devido à bianuidade do setor não teve bons resultados em 2011. A expectativa da colheita realizada entre os meses de maio a setembro desse ano era de 120 mil sacas beneficiadas quando foram totalizadas menos de 100 mil sacas.

Segundo o engenheiro agrônomo da Coopemar (Cooperativa dos Cafeicultores de Marília), Aurélio Giroto, chegaram até a cooperativa cerca de 360 mil sacos em cacos, mas devido a seca do ano na região apenas 100 mil foram reaproveitadas após granação.

Além do mau tempo outro fator que influenciou foi o alto preço do produto nos meses de agosto que não estava convidativo para os profissionais do ramo. Porém, o valor da saca que chegou a R$ 500 proporcionou lucratividade aos produtores.

"Já estávamos esperando um ano abaixo do normal. A estimativa para 2012 é boa se levarmos em conta a bianuidade. Porém, tivemos novembro e dezembro com poucas chuvas, o que pode ocasionar prejuízos também no próximo ano".

A estimativa para 2012 é que chegue em 160 mil sacas beneficiadas, número igual a colheita de 2010, quando foi um ano bom para a produção de café.

O produtor da cidade Florindo Marconato, 71, no ramo há quase 60 anos afirma que a queda na sua plantação chegou a 30% em relação ao ano passado. Segundo ele o principal agravante que afetou a safra foram os altos índices de seca.

Em relação ao preço a expectativa era que aumentasse ainda mais. "Manteve o ano inteiro a mesma média. Era para estar ainda melhor. Espero que tenhamos um 2012 bom, porém, precisa chover para trazer bons frutos".

O cafeicultor Pedro Losasso, 31, produtor de uma propriedade de Vera Cruz, afirma que para ele o resultado da safra não foi negativo e teve lucratividade com o setor. Losasso comemora os valores altos. "Para mim a safra desse ano foi relativamente boa. Com os preços altos tive lucro. Para 2012 há preocupação, pois estamos com secas e tivemos geada no inverno que pode afetar a produção", explica Losasso.

As informações são do Diário de Marília, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures