ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Qualidade dos grãos da nova safra é preocupante

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/04/2010

2 MIN DE LEITURA

5
0
A colheita de café está apenas se iniciando no Brasil. Conforme noticiou a Agência Estado em 20 de abril, no Sul de Minas, principal região produtora do país, "alguns produtores começaram os trabalhos, mas resolveram esperar um pouco mais porque ainda há muitos grãos verdes, principalmente na parte de baixo da planta, que está com muitas folhas", informa um gerente de comercialização de cooperativa da região. Além disso, os cafezais tiveram de três a quatro floradas, o que prejudicou a uniformidade de amadurecimento dos grãos. "Nem mesmo a colheita seletiva se mostra favorável neste momento", acrescenta.

O leitor do CaféPoint Willem Guilherme de Araújo, de Guaxupé/MG, comentou que "no Sul de Minas, embora haja realmente uma uniformização do tamanho dos frutos, devido ao prolongamento do período chuvoso haverá certamente queda na qualidade devido à maior incidência de doenças como cercosporiose, antracnose e outros fungos deterioradores. Também haverá atraso na colheita devido a escassez e ao custo elevado da mão-de-obra na região. Com isso, os cafeicultores deverão adiar o início da colheita ou ainda iniciar com poucos trabalhadores".

"Devido as diversas floradas, a planta apresenta grãos que vão do verde ainda em formação ao seco. Esse será um ano de muito café de varreção, portanto haverá uma diminuição dos cafés finos com baixa catação e peneiras altas", afirma o cafeicultor Ricardo Peres Junior, de São Sebastião do Paraíso/MG

Na região de Araguari/MG, Cerrado Mineiro, houve queda acentuada no número de grãos em maturação e também maduros devido ao excesso de chuva, o que provocou aumento de mão-de-obra e consequente baixa qualidade do produto, conforme informou o leitor Wander Nader.

Em Guaçuí/ES, região de montanha, a situação não é muito diferente. Edimar Gonçalves Carvalho, expôs que haverá queda na produção e na qualidade, principalmente no tamanho das favas, devido principalmente à estiagem prolongada nos meses de janeiro e fevereiro de 2010.

Quanto à qualidade da bebida, Edimar acrescentou que será afetada pela desuniformidade da maturação, reduzindo drasticamente o volume de cafés bebida dura e cereja descascado (CD) da região.

Nota-se que a situação das lavouras não está muito favorável à produção de grãos de qualidade. Com a escassez de cafés finos, os produtores que ainda possuem esse tipo de grão estão comandando o mercado, uma vez que compradores precisam do produto.

Em função da espera por grãos da nova safra, o mercado interno não está realizando muitas negociações.

Com tais dificuldades, qual será a saída para que os produtores garantam a qualidade dos grãos colhidos e remuneração? O que você tem feito nesse sentido?

Deixe um breve comentário através do box de cartas abaixo.

Equipe CaféPoint

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WELINGTON GERALDO ROSA

ALPINÓPOLIS - MINAS GERAIS

EM 13/05/2010

A colheita aqui está em plena atividade e oque estamos observando é uma
enorme desuniformidade nos grãoe e muito baixo de peneira, a qualidade de bebida tem proporcionado uma grande nuance de sabores muito desejaveis.
Por isto teremos duas pontas muito distintas.Oque fará a diferença de mercado.,
DIOGO DIAS TEIXEIRA DE MACEDO

SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA - SÃO PAULO

EM 06/05/2010

Ainda não começamos a colheita, iremos iniciar a colheita no dia 17 de Maio. Aqui na Fazenda Recreio, como alguns leitores disseram, os grãos igualaram em tamanho, mas a maturação continua um tanto quanto desigual devido as diferentes floradas.

Uma vantagem nossa aqui é a boa distribuição de variedades, dividindo a maturação em várias épocas: iniciamos no Bourbon, passamos pelo Icatu, Mundo Novo e terminamos nos Catuaí ... isso ajuda bem a "tentar" colher maior parte de Cereja Madura, mas o clima influencia bem mais.

Esperamos um inverno seco, que ajudará também na qualidade de pós colheita. Agora só os dias diram o vai ser daqui para frente!!!
ROGÉRIO BUSTAMANTE REZENDE

PEDRALVA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 02/05/2010

Começamos a colheita amanha (3/05) com enorme irregularidade dos frutos, em lavouras normais que seria um ano de alta, temos o ponteiro com grãos de todo estagio de maturaçao no mesmo galho, muito esquisito, vamos começar p/ ver no terreiro. Em lavouras sombreadas que aparentemente não havia produção apesar da ótima aparência das árvores, nos surpreendeu agora que estão aparecendo frutos, foi a última florada que vingou, tendo colheita só p/ julho/agosto diferenta de outros anos que sempre foi precoce por ser face soalheiro.
EDSON SEIDI KOSHIBA - PLENO CORRETORA - PATROCINIO

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - TRADER

EM 28/04/2010

Aqui na região do cerrado mineiro ainda a colheita está andando em passos lentos. A porcentagem de grãos verdes estão entre 15% a 20% e somente algumas lavouras estão no estágio ideal (5% verdes) para o início da colheita. Alguns produtores estão optando para fazer a colheita em 2 etapas, ou seja, colher somente os ponteiros onde está mais avançada a maturação e daqui 30/40 dias os produtores retornam para finalizar a colheita e varreções. Alguns lotes já foram comercializados aqui no cerrado com até 30% catação ao preço de 260,00 e lotes maiores (250/500 sacas) com até 15% catação foram comercializados ao preço de 270,00 a saca 60,5 Kg. Por hora acredito que a qualidade do café aqui no cerrado não será prejudicada pois estamos com um bom tempo para o início da colheita. Uma pequena preocupação por enquanto é sobre a pequena porcentagem de peneiras 17/18 pois nesse início de safra os grãos estão miúdos (20% a 25% pen. 17/18) pelo menos das amostras que até então apareceram na nossa corretora da safra nova. Espero que o tempo ajude e que possamos ter esse ano uma safra com quantidade e qualidade. Aos produtores, que Deus abençôe e tenham todos uma ótima colheita (sem contratempos).
ANTONIO FERREIA DE CASTILHO

DOIS CÓRREGOS - SÃO PAULO - INSUMOS PARA INDÚSTRIA, DISTRIBUIÇÃO E VAREJO

EM 28/04/2010

Acredito que o ideal para tentar conseguir uma boa remuneração e qualidade, será baixar o custo e caprichar na colheita.

O produtor possui um tripé para melhorar sua rentabilidade:

- Aumento de tecnologia(produtividade)
- Gestão do negócio(custo)
- Melhoria na colheita e secagem e por consequência melhora na bebida( agregar valor)

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures