ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Próxima segunda-feira é o "Dia D"

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/01/2009

1 MIN DE LEITURA

1
0
Às 10h30 desta quinta-feira (8), os presidentes do CNC (Conselho Nacional do Café), Gilson Ximenes, da Comissão Nacional do Café da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Breno Mesquita, e da Frente Parlamentar do Café, deputado federal Carlos Melles, participaram de audiência com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, dando seqüência às discussões para se encontrar uma solução ao crônico endividamento vivenciado pela cafeicultura brasileira.

Durante a reunião, o ministro se mostrou sensível aos pleitos do setor de produção e endossou a causa, a qual será defendida por ele e seu staff em reunião com o ministro Guido Mantega e a equipe técnica do Ministério da Fazenda na próxima segunda-feira (12), ocasião na qual se deve, enfim, chegar a um consenso sobre as políticas a serem adotadas pelo Governo Federal para sanar a situação financeira da atividade.

A expressão "Dia D" se justifica porque, se não houver aceitação por parte da área econômica do Governo, haverá intervenção superior, por parte do gabinete da Presidência da República, a qual foi obtida por intermédio de contatos de Dom Dimas Barbosa, secretário geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que desempenhou, nas últimas semanas, papel extremamente relevante em prol do setor.

O apoio do Bispo Dom Dimas veio em função da importância social da cafeicultura, atividade geradora de mais de oito milhões de postos de trabalho direta e indiretamente. Portanto, se não houver uma solução para o passivo do setor e a implantação de políticas que gerem renda à atividade, todo o emprego dessa mão-de-obra está em risco.

Em função disso, esclarecemos que fica muito menos custoso ao Governo Federal solucionar a questão através da aprovação do pleito que apresentamos do que ter que arcar com as conseqüências do imenso impacto social (desemprego) que ocorrerá. O Ministério da Agricultura já está a nosso favor, resta, agora, o Ministério da Fazenda nos dar o devido apoio.

Entretanto, reitero que, caso isso não ocorra, solicitaremos a intervenção da esfera superior governamental, pois, além de dar condições mínimas satisfatórias de sobrevivência aos agentes do setor produtor, pretendemos fazer com que a cafeicultura volte a ter uma importância financeira significante, ultrapassando os cerca de US$ 4 bilhões gerados em 2008.

Atenciosamente,

Gilson Ximenes
Presidente

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ELIANE DE ANDRADE C. NOGUEIRA

SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 10/01/2009

Acho de extrema importância que se resolva este problema o mais rápido possível para que sobrevivamos da cafeicultura com dignidade, sem pedir esmola para ninguém. Por muito menos que isso, em outros países os agricultures parariam de trabalhar e fariam uma manifestaçao no país, para chamar a atenção para esse gravíssimo problema.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures