ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Programa 4C começa a valer em outubro

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/09/2007

2 MIN DE LEITURA

0
0
O Código Comum para a Comunidade Cafeeira (4C) entrará em vigor no dia 1° de outubro, quando terá início a comercialização de café em grão cru produzido em conformidade com as normas e regras de sustentabilidade estabelecidas pelo programa. O anúncio foi feito na sexta-feira (21) em Berlim, na Alemanha.

Atualmente, 3,5% da oferta global de café, ou 4,4 milhões de sacas, já são produzidas de acordo com os critérios do 4C. O programa é uma iniciativa dos maiores compradores mundiais de café, entre eles Nestlé, Melitta e Sara Lee, que representam 50% do setor mundial de café. "Apresentamos hoje o que nos comprometemos a fazer quando começamos a projetar o código há mais de quatro anos: lançar um sistema de sustentabilidade que trouxesse benefícios reais para o setor em geral e para os produtores de café, especificamente", disse o presidente da Junta Executiva do 4C, o brasileiro Joaquim Libânio Ferreira Leite, também diretor de exportação da Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé).

O 4C é um programa mundial de sustentabilidade para a cadeia do café baseado nos conceitos da preservação ambiental, com abrangência nas dimensões sociais e econômicas, especialmente para os produtores de café e notadamente os menores.

A meta é ampliar substancialmente a produção de cafés sustentáveis de modo a atender à crescente demanda destes produtos nos mercados mundiais, colaborando, ao mesmo tempo, para a melhoria das condições de vida e de trabalho dos cafeicultores.

Segundo informações da assessoria de imprensa da associação, projetos-pilotos para testar os sistemas e o modelo de verificação das propriedades rurais foram implantados em diversos países produtores de café.

No Brasil o trabalho foi realizado em fevereiro e março deste ano, sob a coordenação do Instituto Totum, parceiro oficial do 4C no Brasil. O resultado mostrou que a cadeia produtiva está preparada para garantir a oferta gradual e crescente de cafés em conformidade com o programa. "Os produtores brasileiros já se prepararam e podemos ter, no prazo de duas a três semanas, pelo menos 1,5 milhão de sacas de café padrão 4C", disse o diretor do Instituto Totum, Fernando Lopes.

As primeiras empresas a entrarem com o processo de solicitação de verificação do 4C foram as cooperativas Cocapec, de São Paulo, e a Cooxupé, de Minas Gerais. Os organismos certificadores são SGS do Brasil, a RINA e a Fundação Vanzolini, todas sob a coordenação do Instituto Totum.

Metas

A Associação 4C estabeleceu metas anuais ambiciosas de crescimento. Para o próximo ciclo cafeeiro (2007/2008), que se inicia em outubro, pretende aumentar o número de associados em todas as categorias em 50%. Atualmente, 54% da produção global de café, bem como as maiores empresas do mundo de comercialização, torrefação e fabricantes de café solúvel estão representadas pela Associação 4C.

Pretende também oferecer pelo menos 50 cursos de treinamento a produtores e parceiros de café em 12 países e realizar serviços de verificação em pelo menos 15 países, aumentando a rede de apoio 4C com novos parceiros públicos e privados. A meta é que até 2015, aproximadamente 50% da produção cafeeira global atenda aos critérios definidos pelo código.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures