ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtores de Poço Fundo/MG investem em café orgânico

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/05/2009

2 MIN DE LEITURA

2
0
Neste ano de safra baixa na lavoura de café, alguns produtores resolveram investir no produto orgânico. Em Poço Fundo, no Sul de Minas Gerais, 160 produtores de café orgânico que fazem parte da Cooperativa de Agricultores Familiares de Poço Fundo (Coopfam) devem colher nesta safra 6,5 mil sacas, 500 a menos que em 2008.

Diferentemente do café convencional, a produção orgânica não sofre o impacto da bienualidade, ou seja, alterações bruscas de produção entre um ano de alta e outro de baixa. A explicação para que a quantidade produzida no sistema orgânico seja praticamente a mesma todos os anos está relacionada ao tipo de manejo da lavoura.

Com o café orgânico e certificado, cada saca deve ser vendida por pelo menos R$ 520. De acordo com Luis Adalto, cooperado da Coopfam, os produtores do município utilizam todos os adubos orgânicos permitidos pelas certificadoras.

Benefícios da adubação orgânica

Mesmo exigindo mais mão-de-obra para aplicação, o custo da fertilização orgânica é, geralmente, inferior ao da fertilização química. Isso depende, é claro, da disponibilidade e do preço dos materiais orgânicos na região. A fertilização orgânica estimula o uso de biomassa e de outros materiais orgânicos gerados na unidade produtiva, ampliando a independência do agricultor na gestão dos recursos necessários à produção.

Associada a outras práticas de manejo, a fertilização orgânica melhora a estrutura física dos solos, estimula a atividade biológica e facilita a absorção de nutrientes pelas plantas. Se aplicada adequadamente, reduz eventuais impactos ambientais que podem ser gerados pela fertilização química e gera alimentos de melhor qualidade nutricional.

A fertilização orgânica tende a ampliar a porosidade dos solos. Consequentemente, a absorção de água e de nutrientes tende a aumentar. Além disso, os sistemas radiculares das plantas encontram mais facilidade para se desenvolver e as raízes podem atingir camadas mais profundas do solo. Os solos mais porosos, menos compactados, também favorecem a circulação de ar. Este fator, somado ao aumento da circulação de água e nutrientes, favorece a multiplicação de organismos vivos nos solos.

Segundo o engenheiro agrônomo Eduardo Mazzaferro, doutor em ciência ambiental, os solos mais porosos também contribuem para a redução dos processos erosivos. Nos solos compactados, boa parte da água das chuvas ou proveniente da irrigação não é absorvida, e ao escorrer leva consigo a camada superficial do solo e uma série de nutrientes. A frequente ausência de curvas-de-nível ou "camaleões" em terrenos em declive e a manutenção dos solos "limpos" ou descobertos, complementam os fatores que favorecem os processos erosivos, principalmente nos trópicos, onde as chuvas são mais intensas.

Com informações da EPTV e da Revista Campo e Negócios, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARIO STEIN CARVALHO DIAS

POÇOS DE CALDAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 21/09/2012

A Yoorin Fertilizantes produz potássio selicatado de origem mineral que é a alternativa ideal e econômica de adicionar potássio e silício em lavouras orgânicas, com excelentes resultados. É um produto totalmente natural, que não agride o ambiente.

JOSÉ CRLOS RAMOS

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 01/06/2011

temos a certeza de que a agricultura organica já uma realidade e nos queremos somar com vocês sendo parceiro n o fornecimento de fertilizantes e  defensivo ,fingicida Organico.

Desde já agradecemos vosso retorno.José Carlos Fert-Agro. Grato.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures