ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Presidente fala sobre Código Florestal no Fórum Social Mundial Temático

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/01/2012

1 MIN DE LEITURA

5
0
Ao aproximar-se de movimentos sociais durante o Fórum Social Mundial Temático, a presidente Dilma Rousseff garantiu que o novo Código Florestal, em tramitação na Câmara, "não será o texto dos sonhos dos ruralistas". Em reunião com 80 entidades da sociedade civil, na semana passada, a presidente sinalizou que vai barrar propostas que aumentem o desmatamento, caso sejam aprovadas pelo Congresso.

O aceno de Dilma foi bem recebido por ativistas. "Dilma disse claramente que o texto não será o código [florestal] dos sonhos dos ruralistas. Ela assumiu esse compromisso", comentou Mauri Cruz, um dos organizadores do fórum social. "Isso não significa que o código vai ser perfeito, mas sinaliza que ela não vai sancionar do jeito que está", disse Cruz. A promessa foi feita em reunião que contou com a presença do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro (PMDB).

Para representantes dos movimentos sociais, no entanto, o gesto da presidente não foi só uma forma de aproximação, mas também de pedir apoio à Rio +20 que, a exemplo do Fórum Social Mundial Temático. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, nome oficial da Rio +20, vai acontecer em junho no Rio de Janeiro.

Na reunião com Dilma, ativistas disseram que o Brasil não pode sediar a Rio +20 com uma legislação ambiental "retrógrada". "O Brasil tem o dever de se apresentar bem e levar uma proposta concreta", disse Oded Grajew, um dos idealizadores do Fórum Social Mundial.

O clima de pessimismo sobre o futuro da Rio +20 e de possível fracasso da conferência dominou o fórum social, que foi um encontro preparatório dos movimentos sociais para o evento da ONU no Rio de Janeiro. Como o fórum social foi esvaziado, ativistas temem que o mesmo aconteça tanto na Rio +20.

A matéria é de Cristiane Agostine, do Valor, resumida e adaptada pela Equipe AgriPoint.

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

REGIANE PAMPLONA DE FIGUEIREDO COUTINHO

CABO VERDE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 02/02/2012

Como estudante, pesquisadora tenho que o Código será um alento para o pequeno agricultor, porém, necessitará de muita fiscalização para coibir as praticas ambientais incorretas. Será que teremos meios para tanto?
HELOISIO AMORIM MACHADO JUNIOR

MIRACEMA - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 31/01/2012

É triste, um presidente para aparecer a pessoas que são custeadas por empresas e governos estrangeiros.
CLEBER MEDEIROS BARRETO

UMIRIM - CEARÁ

EM 30/01/2012

O grande pensador brasileiro Roberto Rodrigues, no auto de sua experiência, já definiu que o Código Florestal que será aprovado será o "POSSSÍVEL". Desse modo, muito nos tranquiliza saber que absurdos não serão cometidos.

MARCELLO DE MOURA CAMPOS FILHO

CAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/01/2012

Ao falar para uma platéia de ambientalistas sobre a revisão do Código Florestal a Presidente disse que "o texto não será o código dos sonhos dos ruralistas".

Talvez se falasse para uma platéia de ruralista diria que código não seria o texto dos sonhos dos ambientalistas.

E a posição da presidente está correta, pois o código tem que ser fruto do entendimento entre as partes que tomaram parte em sua tramitação no congresso, buscanso o equilibrio entre a necessidade de produzir e a necessidade de proteger o meio ambiente.

O que não pode acontecer é ambientalistas ou ruralista querem usar a Prresidente para virar a mesa na última hora para que o texto corresponda a seus sonhos  impossíveis.

O Código a ser sancionado pela Presidente certamente não será o texto dos sonhos dos extremados, sejam eles ambientalistas ou ruralista, mas o possível ditado pelo equilíbrio e bom senso. Caso contrário poderá ser o pesadelo de todos os brasileiros, agravado pela conjuntura de um mundo em grave crise que também atingirá o Brasil.

A responsabilidade da Presidente é grande  e tenho confiança que ela, não agirá para agradar extremados, e aprovará o Código Florestal que o País precisa.

Os ativistas disseram à Presidente que o Brasil não poderá sediar a Rio + 20 com uma legislação ambiental "retrógrada". Puro jogo de palavras. Qualquer que seja o texto do Código Florestal o Brasil poderá sediar o Rio + 20 e receber os participantes com altivez. A realidade Presidente, sobre legislação ambiental no que tange a parte florestal, é que o Brasil tem legislação nessa área ( muitos paises não tem ) e, apesar dos problemas, é o Pais com maior cobertura de vegetação nativa do mundo.



Marcello de Moura Campos Filho
JOSEPH CRESCENZI

ITAIPÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 30/01/2012

Todos os produtores poderiam fazer uma pequena demonstração sobre os efeitos desta legislação. Deixar de plantar ou produzir, por um ano, em todas as áreas de APP e Reserva Legal. Veremos por quanto sairá o preço do álcool, feijão, milho, com certeza irá ás alturas. A produção de Café deve cair em 40% ou mais.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures