ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Preços ao produtor rural subiram 18% em 2014

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/04/2014

1 MIN DE LEITURA

0
0
A estiagem deste início de ano já impacta o preço da maioria dos produtos agropecuários em Minas Gerais. Com produção prejudicada em volume e qualidade, os preços recebidos pelo produtor subiram em média 18,27% nos três primeiros meses do ano, segundo levantamento mensal do SISTEMA FAEMG. Março foi o terceiro mês consecutivo de preços maiores ao produtor rural.

A coordenadora da Assessoria Técnica da entidade, Aline Veloso, alerta que os próximos meses ainda podem trazer surpresas: “Para alguns produtos, ainda não sabemos o tamanho da perda, que só será conhecida no momento da colheita. O impacto pode ser ainda maior que o apontado nas estimativas do IBGE e CONAB”. Exemplo disso, segundo a economista, pode ser o café, principal produto do agronegócio do estado: “A colheita começa agora em maio e segue até meados de setembro. Só então saberemos a real perda, que já tem sido reportada em até 70% em algumas regiões produtoras de Minas”. A incerteza sobre o volume para a safra atual resultou na valorização do grão em 63,94% desde o início de ano.

VBP Agropecuário de Minas 9,3% maior

O VBP (Valor Bruto da Produção) Agropecuária Mineira deve ficar 9,3% maior em 2014, alcançando R$ 51,5 bilhões, segundo acompanhamento do SISTEMA FAEMG. Com impacto da estiagem sobre a produção de diversos produtos, que afetou a atividade rural e reduziu as estimativas de produção, o bom desempenho final é segurado por preços mais altos, como é o caso de produtos como o algodão, o abacaxi, o café e a laranja. Os produtos agrícolas responderam por contribuição 16,6% maior, enquanto o desempenho dos pecuários será calculado com o levantamento da produção em meados do ano. “Ainda assim, os preços seguem a tendência altista, iniciada no segundo semestre de 2013, a qual se deve a restrição de oferta de bovinos que é consequência da seca, na maioria das regiões produtoras”, disse Aline Veloso.

As informações são do SISTEMA FAEMG, resumidas e adaptadas pelo CaféPoint
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures