ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

PR: cafeicultores buscam obter certificação UTZ

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/03/2010

1 MIN DE LEITURA

0
0
Depois de conquistar, em 2009, o código de conduta 4C - Código Comum para a Comunidade Cafeeira, um grupo de 20 cafeicultores paranaenses da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP) está se organizando para obter a UTZ Certified, um dos principais programas de certificação do café no mercado internacional.

Existente desde 1997, a certificação foi instituída por produtores de café da Guatemala e pela torrefadora europeia Ahold Coffee Company. Os cafeicultores do Norte Pioneiro são apoiados pelo Sebrae/PR e outras entidades por meio do Programa Cafés Especiais do Norte do Paraná.

O consultor do Sebrae/PR em Jacarezinho e gestor do projeto Cafés Especiais, Odemir Capello, conta que o objetivo da conquista é atestar a qualidade do café, melhorar os processos e agregar mais valor à produção. "Realizaremos um diagnóstico personalizado em cada uma das propriedades do grupo interessado em obter a certificação UTZ. Após essa etapa, será desenvolvido um plano de ação individual com as indicações de melhorias, a fim de facilitar o processo de verificação e auditorias necessárias para a concessão da certificação", detalha o consultor.

Experiência

Na opinião do engenheiro agrônomo e cafeicultor Luiz Roberto Saldanha Rodrigues, a maior exigência em um processo de certificação de propriedade é a mudança comportamental. "A UTZ Certified visa responder a duas perguntas: de onde vem o café e como foi produzido?", destaca.

Até abril, a Fazenda Califórnia deve ser recertificada pelo UTZ Certified. A propriedade iniciou o processo de certificação em 2007, ano em que foi auditada pela primeira vez. "Além das alterações de estrutura, procedimentos e processos, a maior mudança é a comportamental. Há mais de cinco anos, investimos constantemente em treinamentos para todos os setores e funções da propriedade. Também incentivamos os estudos de colaboradores e familiares", conta Rodrigues.

O agrônomo relembra que a realização de benchmarking (processo de comparação e visita a propriedades agrícolas-modelos em seus segmentos de mercado) e a participação em diversos eventos técnicos de cafeicultura deram suporte à formatação do moderno sistema de gestão adotado pela Fazenda.

O Paraná posiciona-se entre os principais produtores de café do país, com mais de 158 mil toneladas produzidas em 2009, com destaque para o Norte Pioneiro, responsável pela colheita de aproximadamente 50% do total. Atualmente, essa região paranaense conta com 7,5 mil produtores de pequenas propriedades, distribuídos em 45 municípios.

As informações são do Globo Rural Online, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures