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PH revela como descomoditizar o café brasileiro |
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PAULO HENRIQUE LEMELAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO EM 01/06/2010
Prezado Renato Fonseca,
Para poder inserir uma cooperativa neste mercado internacional, a primeira coisa é eliminar esta estrutura arcaica de gerenciamento que algumas possuem, como foi mencionado por você. Para abrir um canal de marketing, você deve estar preparado para isso. Então você precisa saber: 1 - A qualidade (características) de seu produto, capacidade de oferta e consistência de entrega ao cliente; 2 - Criar uma estrtura que premie a qualidade e que, PRINCIPALMENTE, saiba como comercializar as diferentes qualidades produzidas na lavoura, dos cafés baixos aos cafés gourmet. Estoque e gerenciamento da safra; 3 - Levar o seu café ao comprador. Fazer com que ele descubra sua qualidade. 4 - Criar uma identidade visual e definir canais de comercialização. 5 - Ou seja, gerenciar a qualidade de sua produção. É muito fácil falar, eu sei, mas é a receita de bolo que algumas fazendas, associações e cooperativas estão usando para diferenciar seus cafés. Obrigado por seu comentário e estamos à disposição! Um abraço, Paulo Henrique Leme Consultor P&A Marketing Internacional |
FERNANDO DE SOUZA BARROS JR.SÃO PAULO - SÃO PAULO - TRADER EM 22/05/2010
Prezado Paulo
Somos a favor do Marketing de nosso Café. Devemos segmentar nossa mercadoria mostrando as suas qualidades que são inúmeras. O que não queremos é a imposição da cotação da Bolsa de N.York e sim a referencia de CHICAGO(CME) e BM&FBOVESPA por uma série de razões que o MERCADO já sabe faz anos e anos. A partir do momento que exista a cotação do Café Brasileiro na BOLSA de CHICAGO e na BM&FBOVESPA teremos a TRANSPARENCIA sem contaminação de cafés que não os nossos como sempre ocorreu. Queremos diferencial sim!! de nossas qualidades e padrões porém com honestinade e não em cima de um café que não é o nosso. O que ocorre hoje e´uma piada,pois dizem que o café bom é o Colombiano e por que será que a cotáçao da BOLSA de N.YORK não está a U$2 por libra peso ? O diferencial da Colombia hoje é U$60/70 por libra acima da cotação daquela BOLSA, cerca de U$86 por saca acima da cotação ou R$162,00 .Engraçado, todo mundo se matando para vender um Cereja Descascado(CD) acima do Café Natural para substituir o Colombiano. Ofertam pelo nosso CD Cotação de N.YORK menos 8/10 cents de dolar e ele vem sendo vendido a mais U$8/10 p/ libra acima da COTAÇÃO. Se houvesse transparencia a Cotação estaria a U$2 por libra e o nosso com um preço bem mais alto mesmo voce colocando menos U$0,25 por libra abaixo, o que é um absurdo.Daria U$1,75 por libra o que liquidaria ao produtor R$$410,00 pela saca de nosso café ao Produtor Portanto sem TRANSPARENCIA jamais seremos independentes e capazes de fazermos o nosso Marketing e refens de uma Bolsa manipulada para adquirirem nossos café a preçco de liquidação.Exemplo estão esperando a nossa safra!!! Abraço e boa sorte! |
CELSO LUIS RODRIGUES VEGROSÃO PAULO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO EM 21/05/2010
PH
Colocações muito pertinentes. De meu ponto de vista penso que o mercado é algo mais anárquico do que as linearidades que você consegue enxergar. Pequenas divergências que de resto não atrapalham o direcionamento do esforço que deve ser empreendido. Abçs Celso Vegro |
RENATO FONSECABELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ EM 21/05/2010
Prezado Paulo,
Excelentes colocações. Eu lhe perguntaria como implementar todas essas ações de marketing, levando-se em conta a estrutura arcáica de gerenciamento das Cooperativas de Produtores, ainda que, muitas vêzes, bem intencionada? Abraços, Renato Fonseca |
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