ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

"Os governos devem apoiar práticas agrícolas regenerativas para o café"

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/01/2024

2 MIN DE LEITURA

1
0

É o que acredita o inglês Philip Lymbery, autoridade mundial em meio ambiente, em entrevista exclusiva para a Espresso sobre seu novo livro

Por Cristiana Couto

Considerado uma autoridade mundial em meio ambiente, o inglês Philip Lymbery acaba de ter sua última obra lançada em português pela nVersos Editora. Em As Últimas Colheitas - A verdade sobre a agricultura intensiva (em inglês, Sixty Harvests Left, referência à fala da ONU), Lymbery, CEO da Compassion in World Farming, aborda realidades e impactos da agricultura intensiva em diversos países.

Embora a preocupação principal de Lymbery seja a produção industrial de animais, sua visão holística discute as práticas da agricultura regenerativa, particularmente aquela que integra o cultivo e a pastagem livre dos animais. Embora não tenha visitado plantações de café, acredita que cafeicultores e consumidores podem se beneficiar das práticas regenerativas e amigáveis à natureza. "O café é uma das bebidas favoritas do mundo. Protegê-lo e, consequentemente, seus produtores é extremamente importante para o futuro", alerta Lymbery. Confira, a seguir, a entrevista com o autor, feita por e-mail.

A Regulação da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) pode estimular a adoção de práticas de agricultura regenerativa? 

A UE é uma superpotência agroeconômica, e vejo a lei como um grande passo à frente, pois as empresas terão que confirmar que o produto foi produzido em terras não submetidas a desmatamento ou degradação florestal. Essa nova legislação pode ter um impacto significativo para indústrias globalmente importantes, como a do café.

A falta de apoio técnico e financiamento para bioinsumos são alguns problemas a serem enfrentados pelos pequenos cafeicultores, especialmente em países da América Latina. Qual é sua opinião sobre esta questão?

É importante que eles recebam apoio e incentivo para continuar com ou fazer a transição para a agricultura regenerativa e técnicas de produção amigáveis à natureza. Isso deve ser feito garantindo que subsídios governamentais sejam redirecionados para apoiar essas práticas. Da mesma forma, o financiamento privado e a comunidade de investidores precisam desempenhar seu papel, apoiando os que produzem da maneira certa para um futuro regenerativo.

Há um capítulo em seu livro que trata do desmatamento na Amazônia pela soja. Qual é a sua impressão sobre a produção de alimentos no Brasil?

A produção de alimentos no Brasil é variada. Há excelentes produtores regenerativos, mas o Brasil também foi manchado pelo aumento da agricultura industrial, conhecida pelo desmatamento, pelo uso de pesticidas químicos, fertilizantes artificiais e sistemas de confinamento de animais. Infelizmente, o Brasil é um gigante na indústria de criação intensiva de porcos e aves. Animais em fazendas industriais tornam-se uma grande fonte de poluição. Ao mesmo tempo, são alimentados com grãos produzidos de forma intensiva, o que destrói ecossistemas e mina a única coisa de que precisamos para a alimentação no futuro: o solo. Sem solo, sem comida. Fim de jogo. Precisamos de uma mudança urgente da agricultura industrial, prejudicial ao planeta.

Para saber mais, acesse a reportagem sobre agricultura regenerativa. Leia a entrevista completa na Revista Espresso #82.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EDSON DE MELO ZENUM

BOTELHOS - MINAS GERAIS - COMÉRCIO DE CAFÉ (B2B)

EM 31/01/2024

Prezados,

Olhando parte da entrevista, somos levados a pensar em cuidar de nossos próprios campos de cultivo e seus importantes atores, as pessoas que trabalham a terra; buscando cooperar com eles em tecnologia e preservação inteligente e de fato com base em dados e fatos amplamente verificados sob todos os aspectos, afim de que não sejamos causadores de dores ao agricultor, que de fato conhece a terra em que ama, distantes desta realidade, e detentores de autoridade e notoriedade mundial, porém de bastidores politico-ideologico, podemos lidar com estas questões importantes de modo superficial, ainda que citemos fontes teorica sem levar em conta grande parte do que ocorre no campo de plantio, manejo etc...Há uma tendência perigosa em se criar leis e normas que oprimem o Agro, denegrindo o Brasil em alguns pontos, sem considerar que muitas destas direções visam mais obter vantagens geo-politicas do que de fato resolver a questão do suprimento alimentar regional ou mundial. Desta forma quando se menciona questões dificeis do campo e produção do Brasil, me pergunto: Qual a fonte de informação para cada menção feita? O Brasil é muito grande e diverso em termos agrícolas, no caso do café, hoje há quase em todo território nacional a cultura deste produto ( Arábica e Robusta ), seria de boa prática visitar-nos e investir tempo de presença para conferir o que temos feito acertadamente e erroneamente. O Agro Brasil, tem responsabilidade socio-ambiental e de suprimento tanto nacional quanto mundial, estamos aprendendo, e temos visto que no caso da soja, com a mesma dimensão de terra, mas com tecnologia, temos ampliado a produtidade, certanente há aqueles que não apreciam isto, e por terem interesses estranhos e são de expressão midiatica, em algumas de suas falas, diminuem o Brasil.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures