ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

OIC mantém estimativa da safra mundial

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/07/2011

1 MIN DE LEITURA

0
0
A produção mundial de café 2011/12 (outubro/setembro) deverá ficar em 130 milhões de sacas, com queda de 2,5% sobre a safra 2010/11, que atingiu 133,3 milhões de sacas. Os dados foram divulgados nessa semana em relatório da Organização Internacional do Café (OIC), que manteve inalterada a estimativa, portanto, da safra 2011/12.

Segundo a OIC, a produção mundial de café deve apresentar uma queda moderada apenas em 2011/12, uma vez que as safras da Ásia (Vietnã, especialmente) e da Colômbia compensarão a queda no Brasil na temporada, que é de ciclo baixo produtivo dentro da bienalidade da lavoura. A produção mundial de café robusta deve aumentar 3,9% em 2011/12, atingindo 51,7 milhões de sacas, enquanto a de arábica deve diminuir 6,2%, para 78,3 milhões de sacas.

Os números são altamente influenciados pela expectativa de queda de 9,5% na produção do Brasil, para 43,5 milhões de sacas, incluindo 32,2 milhões de sacas de arábica e outras 11,4 milhões de sacas de café robusta. Segundo a OIC, a redução da safra brasileira será em parte compensada pela melhora dos números da Colômbia, depois de dois anos consecutivos de produções baixas. A produção de café suave colombiano (colombian milds) deve crescer cerca de 12%, alcançando 11,9 milhões de sacas. A Ásia também deve colher uma produção melhor em 2011/12, com a produção crescendo para 37,1 milhões de sacas de 60 quilos, contra 35,2 milhões de sacas, elevação de 5,6%.

Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, o crescimento na produção de suaves e outros suaves, além de compensar a queda dos cafés naturais (brazilian naturals), também deve trazer mais tranquilidade ao abastecimento futuro, bastante debilitado no ano passado, justamente pela carência dessa descrição de bebida. De quebra isso ajuda a diminuir a pressão sobre os baixos estoques certificados na bolsa de NY, favorecendo seu gradual aumento, comenta.

As informações são da Agência Safras&Mercado, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures