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Nestlé quer proteger patente de cápsulas Nespresso

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/08/2010

1 MIN DE LEITURA

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A Nestlé está desencadeando uma guerra no mercado de café europeu contra o grupo americano Sara Lee e um ex-alto executivo da companhia suíça. A gigante de alimentação está acusando sua rival de fabricar cópias de suas cápsulas originais de café Nespresso a preços mais baratos, que violam a propriedade intelectual da companhia.

O primeiro episódio judicial poderá começar no próximo mês em Paris, onde os concorrentes de Nespresso distribuem o produto em lojas de alimentação, com a intenção de abrir mercados nos Estados Unidos e Europa.

Quebra de patente

"Nestlé investiu milhões de euros no desenvolvimento e inovação do produto durante muitos anos", afirmou Richard Girardot, conselheiro da marca. "Quando alguém começa a vendê-lo como uma simples cópia, temos que proteger nossa criação".

Os concorrentes alegam que esta seria uma tentativa da Nestlé de impedi-los de entrar em dos segmentos que mais cresce na Europa. Apenas as cápsulas representam de 20% a 40% do valor de vendas de café moída de todo mercado europeu de café, que movimenta mais de 13 milhões de euros ao ano, segundo dados da Euromonitor Internacional.

"O que estão fazendo é a mesma coisa que fizeram com a Hewlett-Packard ou Epson com a proibição de cartuchos genéricos de tintas para impressoras", afirmou Jean-Paul Gaillard, que liderou o desenvolvimento da Nespresso por dez anos e agora é acusado pela Nestlé por desenvolver uma versão da cápsula biodegradável Ética Coffee Company. Estão tentando frear as cópias, mas nosso produto não é uma cópia", disse.

O executivo defende que hoje as maiores margens do negócio de café está concentrada nas vendas de cápsulas, já que a empresa consegue com esse produto cinco vezes mais do que ganharia com a venda do café moído tradicional.

A americana Sara Lee vende, desde meados de julho, sua própria versão das embalagens perfuradas, L´Or, nos supermercados franceses a 29 de centavos de euros cada uma - frente ao preço de até 49 centavos de euros das cápsulas Nespresso.

Até agora, a empresa que diz não violar a patente da Nestlé, já vendeu 30 milhões de unidades do produto. "A forma, tamanho, cor e material do nosso produto é diferente dos feitos pela Nestlé", disse Ernesto Duran, porta-voz de Sara Lee.

A reportagem é do portal Exame.com, resumida e adaptada pela Equipe CaféPoint

Como avalia a produção das cápsulas pela Sara Lee? Violação de patente ou simples concorrência?

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