ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mudança climática aumentará pragas e doenças no café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/09/2014

1 MIN DE LEITURA

0
0
Foto: Bryan Clifton/ Café Editora
Foto: Bryan Clifton/ Café Editora

Pragas e doenças como a broca, a ferrugem e o olho de galo poderiam reaparecer com força devido às drásticas mudanças climáticas, alertou um pesquisador na XXV Conferência Internacional sobre Ciência do Café que foi realizada na cidade colombiana de Armenia.

“Pensava-se que a mudança climática ia afetar pouco a pouco, mas estão sendo reportados choques que são produto das transformações drásticas e caóticas, como muito pouca ou excessiva chuva”, explicou o pesquisador do Centro Internacional para Biociência na Agricultura (CABI, da sigla em inglês), Peter Baker.

Segundo ele, os fungos da ferrugem, o olho de galo e a praga da broca, um inseto que coloniza os frutos durante sua etapa de maturação, poderiam voltar a se converter em uma ameaça para os cafeicultores do mundo.

O pesquisador garantiu que o aumento nessas pragas e doenças, que poderiam se apresentar em questão de meses ou ano, deve-se à variabilidade na temperatura e falta de dinheiro para monitorar e adiantar pesquisas sobre o tema. “O produtor não está recebendo uma boa recompensa por todo o trabalho e isso faz com que não possa destinar recursos para mitigar o impacto da mudança climática”.

Baker disse que os cafeicultores contam com poucas ferramentas para enfrentar a mudança climática e que países da África e da América Latina são os mais afetados por esse problema, exacerbado pelo desmatamento.

No continente africano, especialmente no leste, as frequentes secas afetam os cultivos de café; enquanto que na América Latina, as inundações e as chuvas são as causas dos danos nas plantações.

“Há muito discurso, projetos e avaliações, mas, a nível global, tem-se feito pouco. Além disso, há uma dificuldade para que a ciência corrobore os dados sobre esse tema”.

Ele sugere a coleta de água de chuva, o uso estratégico das sombras para o cuidado das plantas e a proteção do solo, entre outras coisas, como medidas para mitigar o impacto das mudanças climáticas.

A reportagem é da agência EFE/ Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint