ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ministério da Agricultura de El Salvador fará censo de replantio de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/09/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
Após as perdas causadas pela ferrugem, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAG) de El Salvador realizará um censo para determinar a quantidade de novas plantas de café cultivadas até 15 de agosto.

O ministro de Agricultura e Pecuária, Pablo Ochoa, disse que desenvolverão um censo nas regiões cafeeiras do país para determinar quanto do parque cafeeiro do país foi renovado depois do foco de ferrugem.

“Todos os que plantaram mudas até 15 de agosto terão um estímulo de 45 centavos por cada muda plantada. Já nesse momento, começará o processo de verificação dos que cultivaram, para poder transferir o dinheiro. Esse mecanismo é para reembolsar o que eles gastaram e, dessa maneira, o Governo apoia o restabelecimento do parque cafeeiro”.

O presidente da União de Cooperativas de Cafeicultores R.L. (UCAFES), Ernesto Lima, disse que cerca de 90% do total dos cafeicultores já finalizaram o processo de replantio de café; no entanto, afirmou que não têm o valor do quanto pode representar em termos de porcentagem.
“No plano que o Ministério tem de incentivar e reconhecer com 45 centavos por plantas, são plantas compradas e cultivadas até 15 de agosto”.

As reduções na colheita atual e na seguinte pela ferrugem farão o país perder pelo menos US$ 175 milhões em receita. O fator principal é o desfolhamento dos arbustos que limitam o crescimento do fruto. Cerca de 74% do parque salvadorenho foi afetado.

Lima disse que não há clareza por parte do MAG sobre como será entregue o dinheiro aos cafeicultores. Ainda há incertezas. “Há tantas mudanças. Primeiro, disseram que iam reconhecer 2.000 plantas por pessoa; depois, disseram 4.000 plantas; depois, 6.000 plantas. Outra proposta foi uma quantidade de plantas por área que tinha a pessoa. Deram tantas versões que, até agora, não se sabe qual é a regra que será aplicada e se, de fato, será aplicada”.

Ochoa não deu detalhes sobre os valores do pagamento que o Governo poderia fornecer, nem sobre o processo de como isso será feito, já que, para ele, deve-se fazer primeiro a verificação nas zonas cafeeiras.

“Já se está trabalhando em todas as cordilheiras. Estamos verificando e como era a partir de 15 de agosto, e é necessário recorrer todo o país, a essas alturas, não se têm os dados”. Ele disse que, a partir dessa semana, as verificações começarão a registrar os primeiros dados de restabelecimento.

Recentemente, o Conselho Salvadorenho de Café (CSC) disse que El Salvador terá, no próximo ano cafeeiro, a colheita mais baixa em oito décadas e chegará em 690.000 sacas de 60 quilos de café exportável.

O problema da ferrugem se estendeu por toda a América Central. Nessa temporada de chuvas, os cafeicultores devem se apressar a realizar práticas de prevenção contra a broca e a ferrugem para evitar um dano ainda maior.

A reportagem é do https://www.laprensagrafica.com, adaptada pelo CafePoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures