ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MG recebe unidade comunitária de processamento

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/02/2011

1 MIN DE LEITURA

2
0
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus de Machado, recebeu na manhã do dia 11 de fevereiro os equipamentos para o funcionamento da Unidade Comunitária de Processamento de Café - UCP, a ser instalada no bairro dos Trezentos, em área da Associação Comunitária do Bairro dos Trezentos - Ascobatre.

Esta UCP é fruto de um projeto interinstitucional liderado pela Embrapa Meio Ambiente de Jaguariúna, SP, em parceria com o Instituto Federal Sul de Minas - Campus de Machado, Emater, Embrapa Café, Epamig, além da participação da Prefeitura Municipal de Machado e da própria Ascobatre.

Dentre os equipamentos estão incluídos moegas de recepção, lavador de 5.000l/hora, descascador de 3.000 litros/hora, secadores de 5.000 litros e 3.300 litros, máquina de rebeneficio e transportadores. Além deles serão construídos um terreiro pavimentado de 2.000 m², um galpão para abrigo dos secadores e tulhas de armazenamento. No total, por conta de convênios assinados com o Ministério de Desenvolvimento Agrário e com a Embrapa, a cidade recebe R$ 200 mil em novos aparelhos.

De acordo com o professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, do Instituto Federal do Sul de Minas, "o projeto, que será visto como uma unidade experimental e de demonstração, irá favorecer a cafeicultura familiar do município no sentido de poder alcançar competitividade no mercado de café". Por outro lado, para o professor Leandro Carlos Paiva também do instituto, "as famílias produtoras de café têm dificuldades para agregar valor ao café produzido, uma vez que o custo para beneficiá-lo é alto. A instalação da UCP/ATER-CAFÉ nesta comunidade machadense poderá reduzir os custos, agregar valor ao produto e também fortalecer o associativismo, com ganhos para todos".

Tanto a qualidade quanto a orientação técnica para o melhor uso da UCP serão continuamente monitoradas por profissionais capacitados, que esperam que a sustentabilidade da agricultura familiar seja garantida a partir da adequação de tecnologias capazes de superar as principais barreiras impostas ao agricultor familiar, por intermédio da produção de cafés de melhor qualidade com agregação dos valores social, ambiental e econômico.

As informações são do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS DE PACAEMBU

PACAEMBU - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 12/12/2014

Boa tarde.

No dia 17 de março p.p., postei uma solicitação de informações sobre o projeto UCP-Café implantado na ASCOBATRE. Até hoje não tive resposta, porém, volto ao assunto e gostria de obter informações, pois, somos um grupo de 34 agricultores familiares produzindo café em nosso Município (Pacaembu-sp), e temos interesse na montagem de uma unidade de rebenefício de café, visando melhorar a renda e a qualidade de vida deses agricultores.



Atenciosamente,



Waldir Visioli (18) 99767-1817 / 99126-3163
ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS DE PACAEMBU

PACAEMBU - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 17/03/2014

Bom dia.

Somos produtores de café no oeste paulista e também temos interesse na montagem de equipamentos para o rebenefício de café. Gostaria de obter maiores informações sobre o projeto implantado na ASCOBATRE.

Att.,



Waldir Visioli - Dirigente da

Associação dos Produtores Rurais de Pacaembu - APRUP

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures