ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

México luta para recuperar produção afetada pelo frio

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/09/2010

1 MIN DE LEITURA

0
0
A colheita de café do México, cuja safra foi afetada por uma onda de frio no início do ano, lutará para se recuperar no período de 2010/11 diante da destruição total de alguns cafezais. No inverno passado, registrou-se um frio incomum que arruinou colheitas nos estados produtores como Veracruz, Puebla e San Luis Potosí, causando perda de 200.000 a 300.000 sacas de 60 quilos do grão.

O diretor da Associação Mexicana da Cadeia Produtiva de Café (Amecafé), Rodolfo Trampe, reduziu em 4,5% seu prognóstico para a colheita de 2009/10. O México fecharia sua colheita em setembro com 4,2 milhões de sacas, das quais 2,2 milhões seriam exportadas, disse Trampe. A Amecafé tinha um prognóstico anterior de 4,4 milhões de sacas. Trampe espera que durante o próximo ciclo cafeeiro, que se inicia em outubro, se mantenham os níveis atuais ou se aumentem ligeiramente. No entanto, os produtores nas regiões mais afetadas não se mostram tão otimistas.

Em Veracruz, algumas árvores foram destruídas completamente pelas geadas e é pouco provável que a produção se recupere rapidamente, disse o líder do setor cafeeiro nesse estado, Gabriel Barreda. "Muitas das plantações recuperarão sua produção até dentro de dois anos. As florações em março e abril foram muito pobres". Além disso, recentemente o estado foi afetado pelas fortes inundações, ainda que as regiões mais afetadas se localizam longe das regiões cafeeiras.

Os cortes nas colheitas do México e da América Central esse ano contribuíram para um aumento dramático nos preços dos futuros do tipo arábica, que atingiram seu máximo em 13 anos no final do mês passado. Trampe disse que os preços poderiam se normalizar assim que se inicie a nova colheita, quando se espera uma recuperação na produção por parte da Colômbia e da Guatemala. "Vai haver um fluxo de café que hoje não existe".

A reportagem é da Reuters, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures