ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

México: incentivo ao consumo interno de café nacional

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/06/2008

1 MIN DE LEITURA

0
0
Apesar de o México ser o quarto produtor mundial de café e registrar um "boom" de cadeias de cafeterias, os mexicanos consomem café solúvel pela falta de cultura de escolher um café de qualidade. Legisladores, produtores e comerciantes concordam que falta fomentar uma cultura em favor do consumo de café de qualidade, já que 80% da produção nacional é voltada para exportação.

De acordo com um estudo da Câmara de Deputados, do ponto de vista social, pode-se ter uma idéia da importância da cafeicultura no país pelo fato de que mais de 190 mil produtores e 350 mil trabalhadores participam do cultivo de café. No total, envolvendo famílias às pessoas ligadas à transformação e comercialização do grão no México, existem três milhões de mexicanos que dependem deste cultivo de alguma forma.

O deputado federal e integrante da Comissão Especial de Café, Fernel Gálvez Rodríguez, reconheceu que o país tem falta de uma política estratégica de cultivo, consumo e comercialização. Segundo ele, existe a necessidade de um forte apoio ao setor cafeeiro, a exemplo do que ocorre na Colômbia e no Brasil, bem como estabelecer políticas e programas para fomentar o consumo de café mexicano em nível nacional e não apostar somente nas exportações.

Rodríguez recordou que cada mexicano consome, em média, menos de dois quilos de café por ano, frente ao consumo no Brasil e nos EUA, de 6 quilos ao ano. O estudo legislativo destacou que o México exporta 80% dos grãos que cultiva (a maior parte orgânico, de alta qualidade) e consome somente 20% deste total. O estudo mostrou que os cafés solúveis correspondem a 65% do mercado nacional.

Com relação ao boom de cadeias de cafeterias, inclusive transnacionais no México, o legislador disse que os produtores mexicanos de café ainda não perceberam os benefícios, já que vendem barato o grão e se comercializa a preços altos nestes locais ou se utilizam café colombiano ou brasileiro.

De acordo com um informe da Associação Nacional das Indústrias de Café, é urgente estabelecer no México uma campanha agressiva para fomentar o consumo do produto nacional. Além disso, é necessário estabelecer um processo de certificação para que as cadeias de restaurantes e cafeterias ofereçam um café de alta qualidade, com grãos mexicanos, e com isso, iniciar o fomento da cultura de consumir um bom café. A reportagem é do Notimex.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures