As preferências por café fresco ou instantâneo dominam em grande parte os Hemisférios Ocidental e Oriental, respectivamente, de acordo com um novo relatório do Euromonitor International. Essa divisão está bastante alinhada à divisão entre as preferências por café e chá e, não coincidentemente, regiões como a Ásia-Pacífico, onde o chá é a bebida quente dominante estão surgindo como mercados emergente, onde a natureza acessível e “faça você mesmo” do café instantâneo está só começando a induzir os consumidores de chá a um estilo de vida consumidor de café. Além disso, o café instantâneo pré-misturado com creme e açúcar agrada mais aos paladares asiáticos do que o café fresco e amargo.
Aqui está um mapa mostrando quais países preferem café instantâneo ou fresco, com uma divisão aproximada mostrada por uma linha imaginária dividindo o Ocidente do Oriente:
E, para comparação, esse outro mapa mostra quais países preferem café ou chá, com aproximadamente a mesma divisão:
Existem, entretanto, algumas exceções à regra dos consumidores de chá preferirem café instantâneo (e, da mesma forma, os consumidores de café preferirem café fresco). No mercado da Índia, onde o chá é dominante, o café fresco tem visto uma explosão de popularidade entre os jovens, com um aumento na cultura de cafeterias. O café em pó está prontamente disponível na região da Ásia-Pacífico, que representa metade do volume do varejo global de café instantâneo. No México, onde o café é a bebida dominante, o café instantâneo está posicionado como uma “bebida utilitária”, comercializada como mais barata e mais conveniente do que o café fresco.
De fato, o café instantâneo não vai para lugar nenhum tão cedo. Vários importantes mercados em crescimento para o café, como a China, preferem o café instantâneo. Mesmo em regiões como o Reino Unido, que preferem café instantâneo, a popularidade do café fresco – opção na maioria dos países da Europa Ocidental – não suplantou ainda o café instantâneo, que tem permanecido relevante por uma diversa gama de produtos e posicionamento forte de marcas. Nescafé e Jacobs são as marcas mais populares de café instantâneo no mundo todo.
A reportagem é do https://time.com / Tradução por Juliana Santin