ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mercado interno de cafés especiais busca expansão

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/12/2013

3 MIN DE LEITURA

0
0
A super oferta de café arábica no mercado interno e a consequente redução nos preços desse tipo pode aumentar a demanda nacional para o consumo de cafés especiais, feitos 100% com o grão arábica, segundo avaliação da consultoria inglesa Mintel, obtida pelo DCI. Até então, a estimativa do mercado brasileiro de café é de um aumento da demanda interna por cafés especiais de 1 milhão de sacas para 3 milhões de sacas em dez anos, o que representa um aumento de participação de 5% para 15%, mas o mercado trabalha com crescimento ainda maior nos próximos anos.

No início de novembro, o preço da saca de 60 quilogramas do café arábica alcançou o menor patamar desde novembro de 2007.

No dia 4, a cotação estava em R$ 241,50. A última cotação abaixo desta foi registrada em 6 de novembro de 2007, quando a saca foi negociada em R$ 240,09, de acordo com o Centro de Pesquisas em Economia Aplicada (Cepea). Em outubro deste ano, o café arábica foi cotado pela metade do preço de outubro de 2011 (53% menor), ano em que a produção foi de 43,48 milhões de toneladas. Neste ano, a produção deve chegar a 47,54 milhões de toneladas, apesar da bianualidade, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com a Mintel, a oferta mais barata de grão arábica para cafés especiais pode reduzir os custos das cafeterias e estimular sua expansão no País, aumentando a disponibilidades de locais para consumo de cafés com mais qualidade. Segundo o analista global do setor de bebidas da Mintel, Jonny Forsyth, o consumo de cafés especiais no Brasil é estimulado pelo aumento do número de estabelecimentos voltados para o consumo de café.

Segundo a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), "o consumo desse tipo de café é o que registra o maior índice de crescimento no mercado brasileiro", com avanço de 10% ao ano, enquanto em todo o mundo esse consumo cresce 15% ao ano. Apesar de ainda abaixo da evolução do consumo global, a demanda por cafés especiais no País cresce mais rápido do que o aumento do consumo dos cafés tradicionais, que gira em torno de 3%. No mundo, o consumo de café tradicional sobe entre 1,5% e 2%.

Uma pesquisa da Mintel apontou que 25% dos consumidores no País preferem as marcas premium às marcas comuns, e 75% das pessoas que tomam café fora de casa preferem provar diferentes tipos de café em cafeterias.

"A cada ano, entram mais consumidores nesse contingente de pessoas que experimentam e usam cafés de alta qualidade. Normalmente encontram esses cafés nas casas de café, ou em restaurantes, e depois levam esse hábito para dentro de casa porque veem à disposição em supermercados", observou Natan Herszkowicz, diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic).

Gourmet

A produção nacional de cafés extra especiais também é maior que o consumo. Segundo estimativa da BSCA, o País produziu neste ano 4 milhões de sacas, cerca de 8% da produção nacional.

Essa oferta tem potencial de crescer, segundo Cesar Candiano, consultor de cafés especiais da Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Coparaíso).

Entre 5% e 10% da produção da cooperativa, que soma de 1 milhão de sacas, é de cafés especiais, voltada exclusivamente para o mercado externo. Porém, a cooperativa vê potencial no mercado nacional com o aumento da renda interna.

A produção de café especial pode ser feita pelo processo natural de secagem do grão com a casca ou pela secagem sem a casca. Segundo Candiano, embora esse modelo exija mais investimentos, ele reduz custo de secagem e armazenagem, reduzindo o impacto do aumento de custos. Na venda, o cafeicultor que produz tipos especiais chega a ganhar um prêmio até 500% acima do valor cotado no mercado.

As informações são do DCI, adaptadas pelo CafePoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures