ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Melitta investirá R$ 58 milhões em 2011

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/05/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
A alemã Melitta projeta investimentos de R$ 58 milhões ao longo de 2011 para ampliar a presença de suas marcas de café no Brasil. O aporte será 5,5% superior ao realizado em 2010, quando as vendas da empresa no mercado interno somaram R$ 740 milhões. O faturamento do ano passado foi 11% superior ao de 2009. Agora, a estimativa da Melitta é de um crescimento de pelo menos 5% em 2011, o que elevaria as receitas para R$ 775 milhões em suas três linhas de produtos - cafés, papéis e acessórios para preparo.

Os investimentos programados para 2011 seguirão duas linhas principais. A primeira, com previsão de aporte menor (R$ 7 milhões), será a ampliação da capacidade de produção das três unidades fabris que o grupo tem no Brasil. Com os aportes em ativos, a Melitta pretende elevar em 30% a capacidade de processamento de café em Avaré (SP) e em cerca de 10% a produção da unidade de papéis da companhia, em Guaíba (RS).

"O Brasil é, hoje, o segundo maior mercado da empresa, com uma fatia de 22% do faturamento global do grupo. Queremos neste ano fortalecer nossas marcas no Brasil, especialmente nas regiões consideradas novas para nós", disse Bernardo Wolfson, presidente da Melitta no Brasil.

Segundo ele, a maior capacidade de produção sustentará o aumento esperado de vendas que os investimentos em comunicação devem gerar. A segunda linha de aportes consumirá recursos de R$ 51 milhões em 2011 e prevê novas campanhas de comunicação na televisão, rádio e diretamente nos pontos de venda, tanto para a marca Melitta quanto para a Bom Jesus, adquirida em 2006.

Apesar de não descartar novas aquisições, a Melitta tende a seguir sua estratégia de crescer organicamente. Com suas duas marcas, a empresa fechou o ano passado com participação de 9,3% do mercado de café, quase um ponto percentual acima dos 8,6% registrados em 2009.

O plano para 2011 é desenvolver os mercados do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais e todo o Nordeste. Para a empresa, todo o bloco é chamado "regiões em desenvolvimento" e representa hoje apenas 10% do faturamento da Melitta no Brasil.

O investimento em comunicação não é por acaso. Uma das maiores barreiras para a Melitta é ser reconhecida pelo consumidor como marca de café e não apenas de filtros de papel, como ficou tradicionalmente conhecida.

Segundo Wolfson, nas regiões novas ainda há um desconhecimento do consumidor, mas há espaço para crescer. "Depois que o consumidor descobre a marca [Melitta], ele costuma fazer a segunda compra. Acreditamos que as regiões em desenvolvimento poderão representar 20% do faturamento até 2017", diz.

Se a previsão se confirmar, o novo bloco terá uma fatia importante da receita prevista de R$ 1 bilhão da empresa em 2017. Wolfson diz que a atual capacidade instalada de plantas é suficiente para atender a demanda nesse horizonte de tempo, por isso uma nova fábrica não está nos planos da empresa.

O grupo alemão tem chegado a novas regiões do país com as marcas e fábricas que já tem, diferentemente das principais concorrentes. A líder Sara Lee, por exemplo, iniciou a produção no Nordeste depois de comprar o Café Damasco e assumir uma unidade na Bahia. Já a 3Corações - joint venture entre Santa Clara e Strauss-Elite - reforçou a presença no Sudeste após comprar este ano o mineiro Fino Grão.

"A consolidação do setor é natural e continuará. Para nós, aquisições são avaliadas, mas é preciso que a empresa agregue algo ao nosso negócio", afirma Wolfson.

A reportagem é de Alexandre Inacio, para o jornal Valor Econômico, adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures