ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mapa: Guedes inaugura novo centro do INMET

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/07/2006

1 MIN DE LEITURA

0
0
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Carlos Guedes Pinto, participa hoje, às 10h, na sede do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em Brasília, da inauguração do Centro de Controle da Informação Meteorológica. O diretor da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Michel Jarraud, estará presente na solenidade.

A inauguração acontece durante a Conferência Técnica Regional sobre os Benefícios Sociais e Econômicos dos Serviços de Tempo, Clima e Água, que reúne até sexta-feira diretores dos serviços de meteorologia da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e de outros países da América do Sul, América Central, Caribe e América do Norte.

Ontem, na abertura do evento, o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, Célio Porto, que representou o ministro na solenidade, destacou a importância da meteorologia no dia-a-dia do produtor rural. "Há ainda um certo distanciamento entre os agricultores e o serviço de meteorologia. Queremos uma aproximação para que eles possam tirar melhor proveito das previsões climáticas fornecidas pelo Inmet".

Para o secretário, o Mapa vem se empenhando para fortalecer os serviços do instituto e integrar o sistema meteorológico. "Reestruturamos o Inmet. Houve o aumento das estações meteorológicas e maior contato entre os órgãos do governo que fazem o mesmo tipo de trabalho". Ele destacou também que a conferência tem papel fundamental para o setor em âmbito mundial. "Os resultados servirão para reforçar a importância da meteorologia na economia dos países".

Informação ininterrupta

O novo Centro de Controle e Informação Meteorológica funcionará 24 horas por dia, ininterruptamente, e irá monitorar diretamente, de modo remoto, cada sensor de cada estação meteorológica no país.

O diretor do INMET, Antônio Divino Moura, avalia que as atividades do centro são muito importantes para garantir a qualidade e a presteza da informação fornecida aos usuários. "Ele conta com um subsistema para planejar roteiros otimizados e cálculo de custos de viagens das equipes de manutenção, treinadas e instaladas em várias unidades do INMET no país", explicou.

Durante a inauguração do centro, o secretário geral da OMM no Brasil e o diretor do INMET assinarão um memorando de entendimento que tem como objetivo regularizar o funcionamento do Escritório de Projetos da OMM no Brasil. O escritório funciona no campus do INMET, em Brasília, e apóia o desenvolvimento de projetos técnico-científicos em meteorologia e áreas afins, tais como recursos hídricos e meio ambiente.

As informações são do Mapa.

Para acessar as previsões de tempo do CaféPoint/Somar, clique aqui.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures