ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mapa estabelece requisitos para entrada de café do Vietnã; Camex já havia aprovado importação

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/02/2017

2 MIN DE LEITURA

6
0
Por Thais Fernandes

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) deu hoje (20/2) mais um passo rumo à importação de café robusta da origem vietnamita. O Ministério estabeleceu os requisitos fitossanitários para a importação de grãos (Categoria 3, Classe 9) de café robusta, o Coffea canephora L., produzidos no Vietnã., através da INSTRUCÃO NORMATIVA No- 7, divulgada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (20/2). Veja, abaixo:
Diário Oficial da União: Reprodução


O Vietnã é um dos países que tem a Análise de Risco de Praga aprovada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o maior produtor de conilon, seguido pelo Brasil, e segundo o Mapa, tem produto disponível.


Conilon importado tem imposto reduzido de 10% para 2% no processo
Na semana passada o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, havia solicitado a redução do imposto de importação do café à Camex. Já no último dia 15 de fevereiro, o Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) aprovou, por unanimidade, a redução de 10% para 2% do imposto de importação para o café robusta (conilon). A medida se aplica a cota de até 1 milhão de sacas de 60 kg (ou 250 mil sacas mensais), entre fevereiro e maio de 2017.

O Gecex aprovou a aplicação da alíquota máxima 35% a toda importação de café verde (todo o café arábica e, no caso do conilon, no montante que exceder a cota determinada). Anteriormente, a alíquota para importação de qualquer tipo de café era de 10%. O próximo seria justamente a publicação das medidas de mitigação de risco fitossanitário do café importando do Vietnã, resultado da Análise de Risco de Pragas (ARP) elaborada pelo Ministério.

Foto: Lucas Albin/Agencia Ophelia / Café Editora
Foto: Lucas Albin/Agencia Ophelia / Café Editora


O Gecex é integrado pelo Ministro das Relações Exteriores e Secretários-Executivos da Casa Civil, do Ministério da Fazenda, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, e do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República e da CAMEX.

Mesmo após ouvir o setor produtivo, que apresentou levantamento apontando 4,4 milhões de sacas de café conilon no Brasil, o Ministério apoiou sua decisão do levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Este último indicou apenas entre 1,5 milhão a 1,7 milhão de sacas no Espírito Santo, Rondônia e Sul da Bahia, entre 1,5 milhão a 1,7 milhão de sacas.

O setor produtivo entregou relatório ao ministro, no último dia 10 de fevereiro, onde indica que ao todo 61 municípios capixabas possuem estoques de café, com aproximadamente 3,77 milhões de sacas. Já nos municípios do Sul da Bahia e em Rondônia, os estoques são de quase 685 mil sacas.

A indústria nacional havia emitido alertas sobre a necessidade de garantir a oferta do café conilon no mercado nacional. O Brasil é líder mundial nas exportações de café solúvel, e utiliza o café conilon em pelo menos 80% de sua produção. De acordo com Agnaldo de Lima, diretor do Sindicato Nacional de Café Solúvel, “se o Brasil não cumprir os contratos de exportação, compradores internacionais buscarão fornecedores de café solúvel de outros países”. 

_______________________________________
*Este material jornalístico é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize as redes sociais abaixo, creditando a fonte.

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

6

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ARNALDO ROSA

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 21/02/2017

Quero aqui comungar da mesma inteligência do Tiago Piazentini que diz: "Q governo q temos nesse país em"

Pois é o problema é que não temos governo. Política vem do grego (Politicós) que significa maneira de se administrar uma cidade, contextualizando a Política envolve administração que aponta para gerência, em outras palavras direção, governo. Então...nisso estamos a deriva porque os malandros, ordinários, canalhas, vagabundos que a tempos se apossaram da governança do país e hoje lá estão não passam de LADRÕES. É por isso que vemos uma Alemanha que não planta um só pé de café ser o 2.º maior exportador desse produto, ganhando muito com o café que compra do Brasil por US$ 120,00 e vende por um preço quase 3 vezes maior para toda Europa. Essa vanguarda seria dos brasileiros e não dos alemães.
MARCO ANTONIO PAULO GOMES

CACOAL - RONDÔNIA - COMÉRCIO DE CAFÉ (B2B)

EM 21/02/2017

Cade a especificação da qualidade?????(VÃO COMPRAR O REFUGO E PALHA), isso e porque o ministro é produtor (rsrsrs) ISSO E A CARA DO BRASIL. Me recordei a anos e anos atrás quando o governo autorizou o IBC a fornecer café para a industria solúvel alegando que tínhamos de abrir mercado no exterior, algum tempo depois foi denunciado que revista VISÃO, que o  cafe não estava sendo usado para a industria, será que esquecerão ou tiveram  "vantagem" como sempre para aprovar a dita "IMPORTAÇÃO"



FIQUEM ESPERTOS VEM COISA AI.
CARLOS ALBERTO DE CARVALHO COSTA

MUQUI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 21/02/2017

Ministro Blairo Maggi o famoso REI DA MOTO SERRA, depois de um longo e tenebroso inverno, volta a atacar de novo, dessa vez podando os pequenos e médios produtores de conilon, quem será dá próxima vez?  Será você produtor de café Arábica, cuidado.
BRENO LAGO TEIXEIRA

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 20/02/2017

Não estabele o tipo (número de defeitos) do café robusta conillon a ser importado.

Vão mandar mais  lixo para o Brasil.

A meu ver tem que ser do tipo 7 para melhor para melhorar o café que o povão compra.

O robusta tem o dobro do teor de cafeína e ninguém avisa.

Esse é o nosso Ministério da Agricultura.
BRENO LAGO TEIXEIRA

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 20/02/2017

Não estabeleceram uma qualidade mínima em relação à classificação oficial brasileira. A meu ver deve ser robusta conillon até o tipo sete.

Vão mandar só lixo com alto índice de grãos pretos, verdes e ardidas que prejudicam sobremaneira tanto o Robusta como o Arábica.

Esse é o nosso Ministério da Agricultura.
TIAGO PIAZENTINI

ITAGUAÇÚ - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 20/02/2017

Q governo q temos nesse país em

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures