ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mapa anuncia investimento em tratores e implementos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/02/2009

1 MIN DE LEITURA

5
0
O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Silas Brasileiro, anunciou nessa segunda-feira, 16, que o Governo Federal vai investir em máquinas e implementos agrícolas para os produtores rurais. De acordo com Silas, que participou da inauguração da sede própria da Cooxupé em Serra do Salitre/MG, as prefeituras também vão receber recursos para recuperação de estradas rurais.

"Vamos fazer com que os produtores rurais possam ser contemplados com três mil tratores. É a maior licitação de toda a história da agricultura. Ao mesmo tempo, estamos alocando recursos para que as prefeituras possam cuidar das suas estradas através de motoniveladoras, pás carregadeiras e retroescavadeiras", anunciou. Segundo ele, os recursos somam cerca de R$ 930 milhões. "É um recurso extraordinário, nunca aplicado em nenhum momento por outro governo", admite.

Quanto ao endividamento dos cafeicultores, o secretário explica que havia um prazo de pagamento de seis anos. Agora, esse prazo subiu para 12 anos. "O produtor cujo débito venceria em 2014 terá até 2020 para pagar. E os juros que eram de 7,5% ao ano passaram para 3,75%. São juros menores que os de poupança, o que também é uma ajuda extraordinária para nossos produtores", anunciou.

Silas lembrou ainda que o Conselho Monetário Nacional (CMN) prorrogou em até quatro anos o pagamento de quase R$ 400 milhões em dívidas dos cafeicultores. As prestações dos financiamentos de custeio e de colheita com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), que venceriam entre 1º de dezembro de 2008 e 31 de março de 2009, foram adiadas para o final de março.

Com a medida, os produtores ganharam um prazo para pagar tanto parcelas em atraso desde dezembro como as que vencem em janeiro e fevereiro. Quem optar pela nova data de vencimento ganhará mais um incentivo e poderá pagar apenas 20% da dívida. O restante poderá ser prorrogado por até quatro anos. A matéria, de André Luiz Costa e Jânio Luiz, do Jornal Patrocínio Hoje, foi adaptada pela Equipe CaféPoint.

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FRANCISCO SÉRGIO LANGE

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO

EM 24/02/2009

Ao colega Luiz Devos,

O companheiro está coberto de razão. Não sei quais as razões que tem levado companheiros ao individamento e também não sou contra a renegociação de dívidas desde que, elas sejam feitas dentro de critérios que levem em consideração a verdadeira situação e necessidade. Sei que por enquanto costumo pagar meus finaciamentos em dia e isso não nos proporciona nenhum reconhecimento e nenhuma compensação. Aliás, não estamos fazendo nada mais nada menos do que cumprir com nossa obrigação mas, infelizmente e injustamente somos considerados também como maus pagadores. Espero sermos ressarcidos de alguma maneira sob pena de amanhã virmos a nos tornarmos também maus pagadores.
LUIZ DEVOS

SACRAMENTO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 18/02/2009

Muito bom o que foi feito... para aqueles produtores que, feliz ou infelizmente, não puderam quitar seus débitos nos respectivos vencimentos, agora são premiados com o alongamento dos prazos para os pagamentos de seus débitos e ainda com redução dos juros.

Sabe o que eu acho? Uma atitude louvável. Porém, senão for para todos os mutuários, é simplesmente imoral. Perdi dinheiro com os planos Collor, Breser, verão e outros, e sabem por que? Gosto muito de ser pontual com minhas obrigações, pago e depois vem as ações benéficas do governo, meu dinheiro já foi embora e não consigo mais meu enquadramento nos benefícios concedidos. Isto não é justo.

No vencimento do meu contrato em dezembro o banco me chamou e exigiu a quitação para não ficar inadimplente. Consegui dinheiro muito mais caro no mercado paralelo e quitei a dívida. Agora fico com o mico sozinho, não é justo. Conclamo a todos que estiverem nesta situação a lutarem pelos seus direitos. Temos que fazer justiça.
GINOAZZOLINI NETO

LONDRINA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 18/02/2009

O MAPA devia sumir do mapa com estas idéias. Eles ainda não perceberam o tamanho da crise da cafeicultura, nem como resolvê-la. êta governinho ruim.
BRUNO JOSE ALVES

CAPUTIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 18/02/2009

Até que enfim um suspiro para os cafeicultores. Só espero que essas medidas não fiquem apenas nos discursos e nos papéis.
CLÁUDIO JOSÉ DA FONSECA BORGES

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 18/02/2009

O companheiro Silas passa a equivocada idéia que está tudo ótimo para o cafeicultor - que chora de barriga cheia diante de tantas ajudas governamentais.

Se essa fosse solucão não tinha produtor endividado. Abaixo as lideranças caducas e propostas estapafúrdias, sem profundidade e que não levam à solução do problema.

Precisamos de subsídios, não de prazos. Nosso produto é vendido abaixo do custo e não sobra dinheiro para amortizar dívidas. Isso não é política cafeeira, isso é rolagem de dívidas com muita garantia por trás.

3,50% é pouco num mundo agrícola completamente subsidiado? Como vamos competir pagando empréstimos quando o resto do mundo subsidia sua agricultura? Seria cômico se não fosse trágico.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures