ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mantega critica manipulação das taxas de câmbio

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/01/2011

1 MIN DE LEITURA

0
0
O Brasil vem alertando que o mundo caminha a todo vapor para uma guerra comercial, reforçando seu discurso contra o que chama de "manipulação das taxas de câmbio". O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ao "Financial Times" que o Brasil prepara novas medidas para prevenir eventuais apreciações de sua moeda, o real, e pode levantar o assunto da manipulação das taxas de câmbio na Organização Mundial de Comércio e outros fóruns internacionais. Ele disse que os Estados Unidos e a China estão entre os principais transgressores.

"Esta é uma guerra cambial que está se tornando uma guerra comercial", disse Mantega em sua primeira entrevista exclusiva desde a posse da presidente Dilma Rousseff. Seus comentários ocorrem após intervenções nos mercados de câmbio do Brasil, Chile e Peru na semana passada, e recentes disparadas do dólar australiano, do franco suíço e outras moedas em meio a um êxodo de investimentos das cambaleantes economias dos Estados Unidos e Europa.

As ações renovaram o interesse sobre como lidar com fluxos especulativos desestabilizadores, com o Fundo Monetário Internacional (FMI) sugerindo na semana passada que o mundo precisa de regras para coordenar o uso de controles de capitais. Mantega cunhou o termo "guerra cambial" em setembro antes de lançar medidas de controle de investimentos externos.

Ele disse que a maioria das medidas no ano passado era voltada para o mercado à vista de câmbio, mas agora o foco mudou para os mercados futuros que, segundo Mantega, estariam por trás da pressão de alta recente sobre a moeda brasileira. Na quinta-feira, o Banco Central surpreendeu ao lançar uma medida para limitar a venda a descoberto de dólar contra o real dos bancos locais. "Você pode esperar mais medidas nos mercados futuros", disse Mantega.

Ele disse que a manipulação cambial deve estar na agenda do G20 este ano. O Brasil pode também pressionar para que a Organização Mundial de Comércio (OMC) defina a manipulação cambial como uma forma velada de subsídio à exportação.

As informações são do Valor Econômico, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures