ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Maio, 24: homenagem da ABIC ao Dia Nacional do Café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/05/2008

2 MIN DE LEITURA

0
0
"Café Sustentável, Consumidor Consciente". É essa a mensagem que a ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café quer transmitir durante as comemorações do Dia Nacional do Café, em 24 de maio. A entidade abraça a causa de defesa do meio ambiente e da sustentabilidade no planeta, estimulando que o mesmo seja feito pelas torrefadoras, cafeicultores, exportadores, varejistas e pelos 91% dos brasileiros acima de 15 anos que consomem café diariamente.

O café é uma bebida natural que, tomado regularmente e em doses moderadas, faz bem à saúde, dá prazer e energia. É por isso que, ao saborear uma xícara de café, os consumidores têm que ter em mente todos os caminhos percorridos pelos grãos até chegar a este momento único de prazer e aroma. Por traz de uma xícara de café, existe uma imensa cadeia produtiva que vem aprimorando, ano a ano e na prática, o conceito da sustentabilidade econômica, ambiental, ecológica e social. Em resumo, isso significa respeitar e preservar o meio ambiente, não utilizar mão-de-obra escrava ou infantil e gerar recursos para sustento e melhoria da qualidade de vida de todos os trabalhadores, familiares e comunidades.

A cadeia produtiva do café começa lá na lavoura, onde os produtores investem nos tratos dos seus cafezais. Nesse mês de maio, a colheita já começou em grande parte das regiões produtoras e é um período em que os cuidados se dão com os preparos dos lotes, secagem e armazenamento. O elo seguinte é o da indústria, que compra os cafés verdes (in natura), podendo ou não combinar grãos de diversas fazendas de uma mesma região ou até combinando grãos de Estados diferentes. Essa aquisição também é feita pelas firmas exportadoras, que criam blends para atender compradores de diversos países.

A etapa da indústria exige cuidado extremo, para garantir que a qualidade iniciada na lavoura seja mantida no processo de torra e moagem. Devidamente embalados, os grãos torrados ou torrados e moídos seguem depois para o varejo, principalmente supermercados, e também para pontos de consumo, como cafeterias, bares, restaurantes e hotéis. Alguns lugares, a exemplo de algumas cafeterias, compram diretamente o grão da lavoura e torram e moem na própria loja.

Guardar o pacote de café perto de produtos de limpeza, não deixar o pó de café na geladeira após aberto, ou utilizar água clorada, por exemplo, são atitudes erradas que colocam por terra todo o trabalho de cafeicultores, industriais e varejistas. Ao contrário, sabendo armazenar e preparar corretamente a bebida, o consumidor obtém uma excelente xícara de café, ao mesmo tempo em que brinda os milhares de trabalhadores que se esforçaram para isso.

"O negócio café passa por grandes e positivas transformações, e o Brasil, que é o maior produtor e exportador do mundo e segundo maior mercado consumidor, é efetivamente um grande exemplo. É essa necessária consciência em preservar para as futuras gerações um mundo melhor e um café cada vez de maior qualidade, que queremos comemorar neste dia 24 de Maio", define Guivan Bueno, presidente da ABIC.

Todo dia é dia de café, de norte a sul do Brasil. Mas desde 2005, quando a data 24 de Maio foi incorporada como Dia Nacional do Café no Calendário Brasileiro de Eventos, a comemoração ganhou maior repercussão. É a oportunidade de indústrias, produtores, exportadores, cooperativas, jornalistas, varejistas, artistas, escritores, consumidores e demais apaixonados por café retribuírem com uma homenagem especial a essa fonte inesgotável de prazer, aroma e sabor.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures