ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Luis Carlos Brioschi apresenta projeto inovador para o conilon

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/03/2010

1 MIN DE LEITURA

2
0
Luis Carlos Brioschi é engenheiro agrônomo, secretário Municipal da Agricultura de Jaguaré/ES, responsável e incentivador do projeto Conilon Especial.



Confira a entrevista exclusiva do CaféPoint e entenda mais sobre o projeto.

CaféPoint - Vocês realizaram no último dia 26 o lançamento e apresentação de um novo projeto, o Conilon Especial. O que é esse projeto e o que motivou o município a criá-lo?

O Conilon Especial é um projeto de melhoria de qualidade dos cafés da espécie C. canephora, mais precisamente da variedade Conilon, pois essa é variedade mais plantada no município de Jaguaré.

O projeto esta baseado em 4 pilares principais:

Inteligência competitiva, que visa disponibilizar informações aos produtores do município; gestão da marca, para reposicionar o café conilon no mercado; gestão produtiva, levando tecnologia aos produtores; e gestão empresarial, visando a melhoria da gestão nas fazendas.

O projeto foi criado devido a percepção de uma oportunidade no mercado de cafés finos. É sabido que a utilização de um café conilon de alta qualidade em blends com arábica, torna a bebida mais balanceada e com um sabor melhor.

CaféPoint - Quem pode participar do projeto?

Qualquer produtor que esteja disposto a seguir o protocolo e agentes do mercado que, com certeza, pagará mais por um melhor produto.

CaféPoint - O que o cafeicultor deve fazer para aderir ao projeto e conseguir o selo "Conilon Especial"? Quais são os custos envolvidos para adesão?

Nao existe custo de adesão. O cafeicultor deve procurar a Prefeitura Municipal, na Secretaria de Agricultura, ou ligar para o numero (27) 3769-1065. Em breve lançaremos o site www.conilonespecial.com.br onde todos poderão ter mais informações.

CaféPoint - Que resultados esperam conseguir ainda em 2010?

Queremos capacitar os produtores nessa colheita, melhorar os processos pós-colheita nas propriedades e posicionar a marca do projeto no mercado brasileiro. Faremos esse ano algo em torno de 2 a 3 mil sacas de cafés de qualidade para mostrarmos aos mercado o café conilon especial.

CaféPoint - Temos visto um movimento de que o governo brasileiro poderá autorizar indústrias exportadoras a importar café conillon verde. Qual sua opinião sobre essa ação e que prós e contras isso pode trazer para os diferentes elos do setor?

Se o Brasil for importar cafés de países com leis menos rígidas que as nossas, fazemos restrições a essa tentativa. Aqui em Jaguaré a totalidade de produtores já está adequada as leis trabalhistas e em processo de ajuste ambiental.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ADELINO JUNIOR THOMAZINI

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO

EM 05/04/2010

O projeto "Conilon Especial" é uma das atitudes mais pioneiras já realizadas com relação à produção de conilon de qualidade no Brasil. O projeto está muito bem estruturado, visto que está baseado no conceito de sustentabilidade e segurança alimentar, que são os parâmetros cada vez mais observados pelos mercados consumidores de cafés especiais.
Um outro ponto que chama a atenção é que o projeto não se concentra pura e sisplesmente na produção de um café de qualidade, mas sim na criação de um processo de produção de qualidade, tendo como resultado um produto final de qualidade. E ainda, contempla o trabalho de inteligência de mercado e criação de uma marca forte para um produto até então "discriminado" pelo mercado.
Parabéns aos idealizadores do projeto e demais evolvidos. Sem dúvida é uma atitude que deveria ser seguida pelas lideranças dos municípios ou estados que dependem tanto do Conilon.
É um projeto audacioso, mas com um futuro promissor.
JOSÉ LUIS DOS SANTOS RUFINO

VIÇOSA - MINAS GERAIS

EM 30/03/2010

Senhor Secretário e Caro Amigo Brioschi,

Parabéns!
Organizar os produtores e prestar-lhes serviços assistência técnica e gerencial de qualidade é, sem dúvida, uma das importantes atribuição de Governo para sustentabilidade da cafeicultura. Deveria servir de exemplo para outras esferas de governo.
Atenciosamente,
Rufino

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures