ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

La Niña pode ocasionar menor volume de chuvas no Sul de Minas Gerais

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/10/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Com a ocorrência do La Niña, diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental, evento que vem se formando desde o mês de agosto, cafeicultores do Sul de Minas Gerais devem ficar atentos, pois a previsão é de baixo volume de chuvas na região durante os últimos meses desse ano e em 2018.

Foto: Ivan Padovani/Café Editora
                                    Foto: Ivan Padovani/Café Editora

De acordo com o climatologista Luiz Carlos Molion, além do Sul de Minas, o Rio Grande do Sul também será bastante afetado. O fenômeno pode gerar mudanças no clima brasileiro até abril de 2019: "o Lã Niña deve ser um evento de moderado para forte que vai, no mínimo, até março e abril de 2018. A tendência é das chuvas ficarem abaixo do normal no sudeste e região". 
Ainda segundo Molion, em 2017 não haverá nada parecido com o que aconteceu entre 2014 e 2015, com a seca severa, mas as precipitações diminuirão bastante entre outubro e novembro: "na segunda ou terceira semana de novembro deve começar a chover, mas só em janeiro ou fevereiro do ano que vem as chuvas virão um pouco acima do normal". 

Apesar dos problemas climáticos que estão afetando as lavouras do país,  a preferência por café continua crescendo no Brasil, com aumento na demanda por cafés especiais, de melhor qualidade. Segundo o diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Nathan Herszkowicz, este ano o consumo da bebida no país pode crescer entre 3% e 3,5% em relação a 2016 e chegar em torno de 22 milhões de sacas de 60 kg. 
Conforme o especialista, três fatores colaboram com o aumento da porcentagem: uma busca maior de café pelos jovens, a associação da bebida com benefícios para a saúde e a ampliação dos pontos de venda. 

Em relação ao tamanho da safra do ano que vem, onde especialistas repercutem algo em torno de 60 milhões de sacas no Brasil, Herszkowicz é claro ao dizer que ainda é bastante cedo para para falar em números. Para ele, tratar das expectativas para a safra de café em 2018 é muito delicado, uma vez que o mercado vive em uma equação oferta versus demanda que afeta diretamente os preços do produto: 'o que se espera é que a próxima temporada seja maior do que a deste ano", disse.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures