ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Japão quer retomar compras de café da Etiópia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/09/2009

1 MIN DE LEITURA

0
0
O Japão está disposto a importar grandes quantidades de café da Etiópia se as autoridades desse país garantirem a qualidade e a segurança dos grãos. O Japão parou de importar café da Etiópia em 2006/07 após terem sido encontrados grãos contendo substâncias químicas nocivas, disse o embaixador Kuniche Komano. Entretanto, o café etíope continua popular entre os consumidores japoneses, disse ele.

O Japão comprou mais de 29 mil toneladas de café no valor de US$ 84 milhões em 2006/07. "Os importadores de café japoneses estão querendo retomar as compras de vastas quantidades de café da Etiópia assim que receberem garantias das autoridades etíopes de que os grãos que estão sendo exportados cumprem os critérios de quarentena do Japão. Existe um grande interesse do Japão em comprar café da Etiópia, mas os grãos precisam ser de máxima qualidade e livres de todos os tipos de químicos e contaminação".

Os importadores também estão frustrados com os atrasos no laboratório em Assis Ababa, capital da Etiópia, que fornecem amostras de café destinadas à exportação ao Japão, disse Komano. O chefe de relações públicas do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Tarekgen Tsigie, admitiu que os compradores japoneses não estão recebendo as amostras na hora certa. "Isso é devido a alguns problemas técnicos que estão sendo superados e eu garanto aos compradores japoneses que as amostras serão mandadas em um futuro imediato".

Tsigie disse que os grãos controversos se tornaram contaminados porque foram embalados em sacos que estavam em contêineres que carregavam fertilizantes. "Os cafeicultores etíopes usam compostos orgânicos e, como resultado, o café etíope é certificado como orgânico pelos certificadores autorizados internacionalmente".

Uma delegação do All Japanese Coffee Association (AJCA) visitou a Etiópia no mês passado para resolver esse problema. O grupo visitou as principais regiões produtoras e coletou amostras de café para análise no Japão.

A Etiópia é o maior produtor de café da África. Sua produção anual é estimada em 330 mil toneladas, mas esse ano a produção deverá cair 15% devido às más condições climáticas. O país exportou 170.888 toneladas de café no valor de US$ 252,2 milhões em 2007/08.

A reportagem é da Reuters, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures